Em Eloxochitlán de Flores Magón, Oaxaca, a Assembleia Comunitária, órgão horizontal e auto-organizado representativo do município, se encontra lutando contra a exploração das reservas de areia e pedra dos rios da região, feita pela família Zepeda e latifundiários com apoio político do PRI, MORENA, PRD E PAN.
Desde o ano 2012 se vem fazendo detenções contra membros de dita assembleia, chegando a haver 50 ordens de detenção contra diferentes pessoas do coletivo. 12 pessoas foram detidas entre inúmeras irregularidades e encarceradas em distintas penitenciárias de Oaxaca, enquanto o exército mexicano realiza registros em domicílios de outros membros e faz uso de forças paramilitares para disseminar o medo na comunidade.
Na atualidade, ano de 2017, ainda restam 7 presxs em espera de citação ante o tribunal de Huautla de Jiménez. Se encontram encarceradxs pelo testemunho de 8 pessoas, todas elas reconhecidas simpatizantes da família Zepeda e sem ser testemunhos diretxs dos acontecimentos pelos quais os acusam. Desde a Assembleia Comunitária se entende que esta dilatação do processo tem como único fim o desgaste dos companheirxs encarceradxs e da luta da própria assembleia.
EXIGIMOS A LIBERAÇÃO DOS PRESXS DE ELOXOCHITLAN! SIERRA MAZATECA, OAXACA, MÉXICO.
Contato FB: Miguel Peralta Libre
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
peixes voadores
ao golpe do ouro solar
estala em farpas o vidro do mar
José Juan Tablada
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!