Centenas de antifascistas se manifestaram na manhã desta quinta-feira (12/10) em Barcelona, em uma marcha antinacionalista organizada pela Plataforma Antifascista de Barcelona por ocasião do 12 de Outubro, dia da Hispanidade ou Dia Nacional da Espanha, que comemora o “descobrimento” da América.
A marcha começou por volta das 11 horas na Praça Joan Peiró, no bairro de Sants, e terminou no monumento a Colombo. Os Mossos d’Esquadra [polícia catalã] bloquearam o acesso a algumas ruas para impedir que a manifestação coincidisse com o ato patriótico da extrema-direita, que celebra o “genocídio dos povos indígenas”. O protesto antifascista terminou em Montjuïc.
Os manifestantes carregavam faixas que diziam: “Sua repressão não nos fará retroceder”, “Fora fascistas dos nossos bairros”, “Barcelona será o túmulo do fascismo! Não passarão!” e “12 de outubro, nada para comemorar”, bem como slogans contra o colonialismo.
agência de notícias anarquistas-ana
Todos dormem.
Eu nado na noite que
entra pela janela.
Robert Melançon
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…