Na madrugada de 12 de outubro, noite prévia à festa colonialista e militarista preferida pelo nacionalismo espanhol, foi arrebentado um caixa automático da Caixa Bank no bairro de Vallekas, e realizada uma pichação na qual se podia ler: “Esta é nossa independência: nem nações, nem Estado, nem capitalismo”.
A mensagem é simples, enquanto os nacionalismos catalão e espanhol se reativam e se cobrem com a bandeira da democracia, alguns decidimos atuar e atacar aquele que realmente nos oprime, explora e rouba nossa independência. Estamos cansados de esperar, cansados de contemplar como a Democracia, o Estado e os corpos repressivos de um lado e de outro se vêem novamente carregados de legitimidade, mediante nacionalismos.
Atacamos aquilo que nos oprime: fronteiras, nações, bancos, patrões, fascistas, Estado, capitalismo, patriarcado… Fazemos um chamado, desde este pequeno gesto, a estender os ataques contra o capitalismo e os Estados e seus interesses. Não vamos esperar nenhum processo para continuar lutando pela anarquia, a única forma de independência que reconhecemos.
Nem nações, nem Estado, nem capitalismo!
Pela anarquia!
Alguns anarquistas contra o patriotismo
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Sente-se, por favor
no banquinho do jardim,
Primavera-San…
Teruo Hamada
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…