Três nazis foram detidos por iniciar um tiroteio após o supremacista branco Richard Spencer tentar realizar um discurso na Flórida, na noite de quinta-feira (19/10).
Spencer, líder do chamado movimento “alt-right” ou “direita alternativa” – que inclui supremacistas brancos, neonazistas e seguidores da Ku Klux Klan – tentou discursar na quinta-feira em um anfiteatro da Universidade da Flórida em Gainesville.
Diante da vaia e gritos (“Não queremos seu ódio nazista”, “Fora daqui, escória nazista”) de centenas de militantes antifascistas (bem maior que o de defensores do supremacista branco), Spencer foi impedido de falar e cerca de uma hora após o incidente, três de seus seguidores pararam seu carro diante de um grupo de contramanifestantes, fizeram saudações nazistas e um deles, Tyler Tenbrink, de 28 anos, disparou várias vezes, mas ninguém ficou ferido.
Tenbrink e os irmãos William e Colton Fears, de 30 e 28 anos, foram detidos logo depois por tentativa de homicídio.
Durante o protesto, um skinhead nazista com camiseta com suásticas levou um soco no rosto (foto), e foi posto para correr do campus da Universidade da Florida.
Richard Spencer
Spencer liderou a marcha de militantes de extrema-direita e neonazistas em Charlottesville, Virgínia, em 11 de agosto passado, que degenerou em violentos distúrbios.
No dia seguinte, em uma contramanifestação, um supremacista branco jogou um carro contra a multidão deixando um morto e 19 feridos.
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
sobre os vidros
traços de nariz e dedos
olham ainda a chuva
André Duhaime
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…