A morte de Santiago Maldonado nos remete à épocas obscuramente violentas de nossa história, pois desapareceu um homem, um jovem cheio de ilusões, de ideais. Esteve mais de três meses desaparecido, como o estiveram milhares na ditadura, que tinham em seu horizonte a visão utópica de um mundo mais justo. Sua morte, fato aberrante, implica a “sorte” de que seus familiares puderam reconhecer seu corpo e dar-lhe o último adeus.
Nós, artistas argentinos não podemos ser indiferentes à dor e à injustiça. Por isso convocamos nossos colegas a realizar uma Grande Homenagem a Santiago, presente em nossos corações e nossos pensamentos; lançamos este chamado desde o único lugar que podemos fazê-lo, as mulheres e os homens da cultura, desde nossas produções artísticas, que é como dizer desde a dignidade criativa.
A convocatória está dirigida aos criadores que se sintam comprometidos com esta homenagem, mais além de: 1) pertencimentos políticos ou partidários 2) inclinações estéticas 3) trajetórias artísticas.
Pedimos julgamento e castigo dos responsáveis pelo seu desaparecimento e morte, pertençam ou não ao Governo.
CARACTERÍSTICAS DA HOMENAGEM.
Exposições de obras visuais em Centros Culturais, Galerias de arte e de outros espaços que possam ficar condicionados ao efeito.
OBRAS
Podem participar, desenhos, pinturas, gravações, fotos, colagens, arte digital, fotos de esculturas, escritos e todas as expressões…
Devem ser em tamanho A3, 42cm x 29cm UNICAMENTE.
Montadas em uma placa (foanboard) da mesma medida.
Aos trabalhos finais impressos em serigrafia um selo para identificar o movimento.
DATAS: (prováveis)
Desde 15 de novembro até 15 de dezembro de 2017.
Dentro do marco da Homenagem poderão auto-convocar-se artistas que contém ou consigam espaços onde mostrar suas produções.
Poderão também auto-convocar-se criadores de outras disciplinas tais como performances, teatro, instalações, etc. que contém ou consigam espaços onde mostrar suas produções.
Espaços culturais conseguidos até agora: “Espaço de Memória Virrey Cevallos”, “Centro da Cooperação”.
Galerias conseguidas até agora: “La blanco Encalada”, “Espacio T”.
Convocam: Rubén Borre, Raúl Ponce, Luis Debairosmoura, Carlos Carmona, Adriana Bonanni, Tobias Greveen, Rubén Sassano, Susana Neuhaus, Marina Frascara…
Os trabalhos serão entregues no Espaço de Memória Virrey Cevallos , Virey Cevallos 630 CABA de 10 a 16hs de segunda à sexta-feiras.
Confirmem participação!
Fonte: http://leedor.com/2017/10/28/convocatoria-arte-por-santiago-maldonado/
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Nuvens,
sem raízes
até que chova.
Werner Lambersy
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!