Ela protagonizou uma das grandes lutas dos trabalhadores na história da Catalunha, a chamada ‘Huelga de la Canadiense’.
MEMÓRIA PÚBLICA
Esta quarta-feira (01/11) marca o 107º aniversário da criação da Confederação Nacional do Trabalho. No segundo congresso do sindicato catalão Solidaridad Obrera, reunido em Barcelona, foi decidido criar uma alternativa à UGT em nível estadual. A nova organização sindical teve sua primeira ilegalidade no ano seguinte ao seu nascimento, o que não impediu que continuasse a crescer e que, no final de 1919, contasse com cerca de 700.000 membros.
Naquele ano, a CNT encabeçou uma das grandes lutas dos trabalhadores na história da Catalunha, a chamada ‘Huelga de La Canadiense’. Esta greve foi iniciada pela demissão de vários trabalhadores da companhia elétrica Riegos e forças do Ebro, mas se tornou uma greve geral que paralisou dois terços da indústria catalã e levou a Espanha a ser o primeiro país do mundo em que o movimento trabalhista atingiu a jornada de oito horas por lei.
Durante a ditadura de Primo de Rivera, a CNT foi severamente reprimida, mas conseguiu manter uma boa parte da sua força. A relação da CNT com a Segunda República também não foi tranquila, como evidenciado pelos sangrentos incidentes da greve na Companhia Nacional de Telefone da Espanha, que causou 20 mortes em Sevilha, o movimento insurrecional no Alto Llobregat ou os chamados “Eventos de Casas Viejas”.
Quando parte do exército e a direita dão o golpe de Estado em julho de 1936, a CNT enfrenta o fascismo e tem um papel muito importante no fracasso dos sublevados em várias cidades. A CNT era a organização política mais poderosa em alguns territórios e isso fez com que venha se encarregar da situação em muitos municípios, iniciando um processo revolucionário ao organizar colunas que irão marchar ao front. Sem a força da CNT, seria muito difícil imaginar que a Segunda República tivesse aguentado a investida dos sublevados e aliados italianos e alemães por tanto tempo.
Com a vitória dos sublevados, a CNT foi proibida, seus bens foram confiscados e seus militantes perseguidos. Após 38 anos de escuridão, a CNT apresentou seus estatutos em 7 de maio de 1977.
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
ao vento de outono
a sineta de ferro
subitamente toca!
Dakotsu
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!