Pete “Black Thunder”
A aparição em Aragão de umas incríveis inscrições em pedra de milicianos anarquistas da famosa Coluna, ressuscitam o espectro de Durruti, a memória enterrada
São os caprichos da memória, imprevisíveis e surpreendentes, descobertas em meio ao silêncio, como espectros do que foi: a sombra de Durruti e seus homens. As imagens aparecem em uma web de história militar (Mundo Militaria) sem assinalar autoria nem procedência, mas assegurando serem autênticas. Seus administradores o justificaram afirmando que, no caso de facilitar sua localização, é possível que sejam danificadas. O único que sabemos é que estão em algum ponto do que foi a ampla e convulsionada Frente de Aragão, talvez nos arredores de Zaragoza ou pode ser que em Bujaraloz, onde teve seu quartel general. São inscrições reais de algum refúgio na zona de monte dos membros da Coluna Durruti entre 1936 e 1937. Em uma destas pode ler-se “CNT-FAI”. Em outra, o nome de “Adoración” junto ao reconhecível desenho de uma adaga. Há teias de aranhas e parecem estar em uma espécie de cova ou refúgio. É a memória, os espectros da Coluna Durruti.
Fonte: http://www.agenteprovocador.es/publicaciones/los-espectros-de-la-columna-durruti
Conteúdos relacionados:
Mais fotos:
agência de notícias anarquistas-ana
brilho molhado.
olhos marejados
evocando saudades.
José Carlos de Souza
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…