Segue o texto informativo da Assembleia contra o controle e as exclusões nos meios de transportes de massas, distribuído durante uma ação realizada em três estações de metrô de Atenas.
No sábado 4 de novembro de 2017, um pouco depois das 21h00 um grupo de quarenta companheiros realizou uma intervenção dentro de três trens do metrô de Atenas, entre as estações Síntagma, Syggrou-Fix, Monastiraki e Omonoia, em pontos de venda de bilhetes dentro das estações, e nas plataformas destas estações. Se distribuíram panfletos a todos os passageiros, se divulgaram volantes e se colaram centenas de adesivos em todas as partes de dentro das estações, sobretudo nas máquinas validadoras dos bilhetes. A delegacia que estava dentro da estação de Syntagma tinha as luzes apagadas, ainda que dentro dela havia “pessoal”. Em Monastiraki, os policiais que estavam dentro da estação permaneceram inativos.
Alguns dos lemas gritados: “a solidariedade entre os passageiros vai acabar com o terrorismo dos policiais e dos revisores”, “Tudo é nosso porque é roubado, nenhum bilhete, acesso livre aos trens”, “Nem eletrônico nem normal, nenhum bilhete dentro do metrô. Nem eletrônico nem normal, nenhum bilhete, acesso livre ao metrô”, “Escutem bem policiais e revisores, vais receber surras nos meios de transporte”, “Se não resistirmos nos meios de transporte, logo eles se converterão em cárceres modernas”, “A solidariedade é a arma dos povos, guerra contra a guerra dos patrões”.
O texto do panfleto que se distribuiu:
Meios de transportes livres para todos e todas
Com o bilhete eletrônico, cuja aplicação na província de Ática foi decidida há um ano, nos vimos forçados a transladar-nos sob condições de disciplina. Uma vez mais o Estado e seus mecanismos de controle declararam a guerra a uma boa parte da população.
O sistema de mercantilização dos bens sociais, como os meios de transportes, distingue ainda mais os homens em privilegiados e não privilegiados. Outro objetivo seu é o controle absoluto mediante o setor do transporte.
É imperante a necessidade de anular na prática o regime de exclusão que faz baixar ainda mais a qualidade de vida dos que já estão afetados pelas medidas do desenvolvimento capitalista.
A luta pelo uso livre dos meios de transportes é um assunto de todos. Que pare já a degradação (degeneração) social nos meios de transporte. Não ao fichamento eletrônico dos passageiros.
Assembleia contra o controle e as exclusões nos meios de transportes de massas
A Assembleia se celebra cada terça-feira às 18h00 em Politejnío (velha Escola Politécnica de Atenas)
O texto do cartaz que se vê na foto:
Contra todos os sistemas de controle e de exclusão. Acesso livre aos meios de transportes de massas para todos.
Soltar as amarras do bilhete eletrônico e da vigilância totalitária. Não vamos consentir novas barreiras de classe e culturais dentro da cidade. Solidariedade entre os passageiros.
Assembleia cada terça-feira às 18h00 em Politejnío (velha Escola Politécnica de Atenas)
O texto em castelhano:
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Nem laranjas, nem café:
Apenas canaviais
Sob um céu vazio.
Paulo Franchetti
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!