“Algún día las raíces”, filme inspirado na vida de Matías Catrileo, inicia sua campanha de financiamento.
Projeto inspirado na vida de Matías Catrileo, weychafe (guerreiro) assassinado pela polícia chilena durante uma recuperação de território ancestral mapuche no ano 2008, espera ser rodado durante os meses de março-abril do ano 2018. Sua campanha de financiamento é de outubro até dezembro através da plataforma idea.me e se pode colaborar com desde $2000 em troca de uma recompensa simbólica.
Link campanha de financiamento : https://www.idea.me/proyectos/56679/pelicula-algun-dia-las-raices
Sinopse
Após um ataque policial, Matías terá sete dias para convencer às comunidades em conflito de realizar uma recuperação simultânea de território ancestral Mapuche. Sete dias para elucidar quem o está traindo. Sete dias de sonhos e dúvidas. Sete dias para reafirmar que o mais importante, são as raízes.
O projeto
Este projeto nasce pela necessidade de denunciar, de criar conteúdo crítico direto. A equipe foi priorizando entre as lutas sociais contingentes, e sem dúvida, desde seu ponto de vista, o conflito chileno em território Mapuche se converteu em prioridade, porque é uma luta de resistência pela vida, pela dignidade, uma luta necessária e urgente.
Faz quatro anos que partimos com este projeto, culminando a etapa de pesquisa e escritura de roteiro em meados de 2017. Durante os meses de outubro, novembro e dezembro deste ano, estaremos com a campanha de financiamento coletivo através da plataforma idea.me e devemos alcançar a meta de $4.000.000 onde quem queira colaborar pode fazê-lo desde os $2.000. Isto será destinado a custear os gastos básicos que implicam a rodagem de um filme deste tipo como o são alimentação, alojamento, equipe técnica e transporte.
A plataforma idea.me, a qual escolhemos para fazer o financiamento coletivo, permitiram a numerosos talentos emergentes da América Latina levar suas ideias à vida mediante o acesso ao capital, os canais de difusão, assim como as ferramentas e o apoio necessário para pôr em marcha um projeto. A plataforma tem um alcance internacional através de redes crowdfunding, social e de serviços de valor agregado. Para obter mais informação visiteidea.me ou envie um e-mail a prensa@idea.me.
Queremos enfatizar que se bem a ajuda monetária é essencial para a realização da rodagem, também recebemos propostas de pessoas e/ou organizações, atrizes/atores e companhias que querem nos ajudar de alguma outra maneira. Se tem algum serviço ou produto que criam que nos pode ajudar e desejam colaborar com o projeto, façam contato via correio algundialasraices@indomito.cl.
Quem somos
O núcleo que compõe este projeto de filme somos três pessoas; Cristóbal Díaz na direção de fotografia e Montagem, Catalina Saavedra na Produção geral e Alejandro Valdeavellano no roteiro e Direção, e juntos realizamos a investigação, graças ao apoio da família de Matías e seus amigos e amigas próximas/os. Não obstante, a equipe hoje em dia cresceu, na medida em que o projeto requereu.
Por que uma ficção e não um documentário
Por duas razões; primeiro porque fazer um documentário implica falar de Matías no passado, e fazer uma ficção nos permite poder tê-lo aqui. A segunda razão, é pensando na audiência; existem múltiplos documentários de temática de resistência dos povos indígenas, mas não ficções, ademais cremos que pelo mesmo, pode ter mais e melhor recepção em crianças e jovens.
Por que Matías e não outro Weychafe
Por duas razões. A primeira é porque cremos que depois do assassinato de Matías, a luta pela resistência se multiplicou substancialmente, sobretudo em comunidades que não tinham uma postura definida. Houve um despertar. E a segunda é porque Matías vinha da Warria (Cidade), de Santiago, ele sentiu e buscou seu tüwün (Procedência), sentiu a necessidade de conhecer suas raízes e de reconhecer-se, viaja até Ngulumapu (Território Mapuche do lado chileno) e faz sua a luta. Então, há um convite a questionarmos quem somos, a questionarmos qual é nossa origem para poder ser e desenvolver-nos como pessoa.
Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=7KmXLWBe9vk
Onde podem contatar-nos
E-mail: algundialasraices@indomito.cl
FB: https://www.facebook.com/algundialasraices/
Instagram: @algundialasraices
Ideame: https://www.idea.me/proyectos/56679/pelicula-algun-dia-las-raices
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Primavera
prima-flor desabrocha
obra-prima
Luciana Bortoletto
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!