Autoridade, representação, Estado… Eis a quantidade de categorias politicas que, desde tempos imemoriais, servem para conceber nosso ser integrado no mundo e na única vida que nos será possível viver. Estruturado como gramática, nos fornecem um alfabeto, nos obrigam a pensar o mundo numa única direção. A forma de vida estática que disso resulta está, entretanto, na origem da maioria das misérias e destruições, das possessões e das infelicidades.
O pensamento anarquista visa justamente desconstruir os fundamentos sempre instáveis da lógica estatal e de suas intrusões nas práticas políticas. Ele propõe também uma via de saída da terrível condição na qual está presa a maioria – contrariamente a uma minoria de privilegiados. Ele convida, enfim, a construção, não sem rigor crítico e autocrítico, uma sociedade plural, horizontal, descentralizada, não hierárquica e solidária onde a liberdade e a igualdade, nas diferenças e na associação, constituam uma trama de uma vida em comum.
Salvo Vaccaro ensina filosofia política na Universidade de Palermo. Pesquisador do movimento anarquista italiano há mais de quarenta anos, ele é autor de artigos, ensaios e livros publicados em diferentes revistas e por diversos editores libertários. Para além das teorias anarquistas, seu domínio de pesquisa se estende ao pós-estruturalismo francês do século XX, à teoria crítica e às dinâmicas da globalização e da governança.
Critique de la grammaire politique. De l’anarchisme… encore
Salvo Vaccaro
Novembro de 2017
132 págs
Preço: 10,00 EUR
ISBN : 978-2-35104-106-2
ateliedecreationlibertaire.com
agência de notícias anarquistas-ana
Primavera-me
Borboleta anarca
Flui sem dizer nada
Nanû da Silva

Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?