Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2017 / Dezembro / 04 / [Espanha] Lançamento: “Guerra ao patriarcado. Guerra à tecnologia assassina. Declarações, ensaios e comunicados de “Acción directa” e da “Brigada de las mujeres incendiarias”

[Espanha] Lançamento: “Guerra ao patriarcado. Guerra à tecnologia assassina. Declarações, ensaios e comunicados de “Acción directa” e da “Brigada de las mujeres incendiarias”

By A.N.A. on 4 de Dezembro de 2017

espanha-lancamento-guerra-ao-patriarcado-guerra-1

O feminismo e o ecologismo radical antidesenvolvimentista são duas lutas que não se vê habitualmente juntas. Após acostumar-nos a ler em fanzines e publicações contra a tecnologia comentários abertamente transfobos e misóginos e um uso recorrente a denominar “esquerdismo” às lutas pela liberação LGTB e o feminismo, e a escutar desde a totalidade de âmbitos feministas discursos a favor da tecnologização da vida (em questões principalmente relacionadas com o acesso ou interrupção da natalidade) sem uma mínima crítica de suas consequências, topar-nos com este compilado nos supôs uma grande e entusiasta surpresa.

Após envolver-se nas lutas indígenas em defesa da terra e participar na cena punk do Canadá, as integrantes de “Acción Directa” e a “Wimmin’s Fire Brigada” (que traduzimos aqui ao castelhano como “Brigada de las Mujeres Incendiarias”) demonstraram nos 80 que a defesa da terra e a luta contra o patriarcado podem caminhar de mãos dadas, que cada uma ajuda a outra. E ademais, o demostraram praticando a ação direta radical e violenta contra aquelas empresas e instituições que fomentam a destruição do meio ambiente e a opressão patriarcal. Uma experiência que até a atualidade não foi apenas coletada em castelhano, mas que trata de um dos grupos armados anarquistas mais ativos de nossa história recente, e que ademais traçou umas linhas argumentativas tremendamente impactantes, inovadoras e completamente vigentes em nossos dias.

Longe de querer fomentar a espetacularidade da luta armada dos anos setenta e alimentar eruditismos estéreis, esperamos com esta edição traduzir a ideia de que a luta contra o hétero patriarcado e suas alianças também passa por proteger com veemência nossa Mãe Terra das recorrentes agressões que sofre, e que conectar-nos com nossa feminilidade ancestral é por sua vez um passo mais em sua defesa.

“Guerra al patriarcado. Guerra a la tecnología asesina. Declaraciones, ensayos y comunicados de “Acción Directa” y de la “Brigada de las Mujeres Incendiarias”.

Rústica 17×12 cm. 164 páginas, 5 euros.

ISBN: 978-84-697-7601-8

Novembro de 2017.

editorialimperdible.com

agência de notícias anarquistas-ana

o pouso silente
da borboleta de seda
celebra a manhã

Zemaria Pinto

Compartilhe:

Posted in Arte, Cultura e Literatura, Espanha, Geral, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  2. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  3. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  4. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  5. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários