Neste sábado, 2 de dezembro de 2017, aconteceu na okupa Antiviosi (cidade de Ioánnina) a apresentação do livro do companheiro Dimitris Troaditis “O sol da anarquia saiu – Por uma história do movimento anarquista no território do Estado grego”. A seguir, o texto do chamado à apresentação.
Depois de uma pesquisa de muitos anos, um trabalho diligente, assim como muitas expectativas, foi publicado pelas edições libertárias “Koursal” o livro de Dimitris Troaditis “O sol da anarquia saiu – Por uma história do movimento anarquista no território do Estado grego” [704 páginas!].
Este livro constitui uma primeira tentativa de registrar e apresentar quantos mais traços possíveis da galáxia multicor das primeiras formações anarquistas ou próximas da anarquia, assim como das tentativas de formação de um movimento semelhante no território do Estado grego no último quarto do século XIX e nas primeiras décadas do século XX.
Com uma infinidade de informações históricas sobre a vida e a ação de certas pessoas e de coletivos, e com a justaposição meticulosa de textos originais e de outros documentos, o objetivo desta obra é duplo: a. Cobrir o vazio que havia na historiografia anarquista, e b. Dar um impulso para a continuação da pesquisa e o estudo deste tema.
Porque a pesquisa profunda, a argumentação e o fomento da história revolucionária pode e deve constituir uma obra do movimento anarquista no presente e no futuro. Porque a luta contra o esquecimento é o fator chave indispensável para o desenvolvimento de um discurso e uma ação anarquista dinâmica e catalizadora da luta contra o Poder.
O texto em grego:
O texto em castelhano:
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
sinto um agudo frio:
no embarcadouro ainda resta
um filete de lua
Buson
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!