“Libertário¨ conta a multifacetada vida de Líber Forti; resgata relatos sobre suas atividades como diretor de teatro, escritor, gestor do Conjunto Teatral “Nuevos Horizontes”; Assessor Cultural da “Federación Sindical de Trabajadores Mineros” da Bolívia (FSTMB) – logo da “Central Obrera Bolívia” (COB)–, desde onde promoveu a fundação da “Universidad de Siglo XX” junto a Víctor López e Cirilo Jiménez, impulsionou o funcionamento de radioemissoras nos sindicatos mineiros e a “Primeira Oficina de Cine Mineiro”; anarquista, e, fundamentalmente, um magnífico ser humano que viveu como pensou e atuou de acordo a seus próprios princípios de vida.
Líber Forti foi um lutador social que buscava a liberação de obreiros e setores populares; exteriorizava um amor profundo pelas crianças que vivem em sua inocência a liberdade, o amor, a solidariedade, a não discriminação e a paz. A educação (a que ensina sobre a vida) e a cultura (a que abre os horizontes de visão e compreensão), são os instrumentos que permitem aos seres humanos serem livres; esses são os pilares de vida de Líber.
O documentário web “Libertário”, construído de maneira colaborativa, narra a vida de Líber desde o olhar de cinco personagens fãs do Facebook (Líber Libertário, Amorosa Carmen – a mamá, Cesar Dario – o ator, Victor Jimenez – o mineiro e Tito Romano – o linotipista) e o #boletinNH no Twitter; se armazenaram documentos valiosos, se recuperaram fotografias, se realizaram vídeos documentários com testemunhos de seus amigos; desde a inteligência coletiva, se armará uma cronologia de marcos importantes nos quais Líber esteve presente e, se escreverá o esboço biográfico de sua vida. “Libertário” será uma experiência colaborativa na qual todos devem participar.
Por que e como deste projeto
Desde que nosso bem querido Líber esteve entre nós começamos a esboçar formas de fazer uma homenagem a sua vida, a seu trabalho, a sua entrega, a seus valores, a sua consequência libertária. Quisemos fazer um Vídeo Documentário, ficou em projeto pelos custos que ele implicava. Soubemos de novas formas de contar histórias de vida e nos encontramos com as “Narrativas Transmedia”, estas narrativas contam histórias utilizando diferentes plataformas de internet onde se expande facetas da história a contar utilizando imagens, textos, narrações, dados, vídeos e demais. Optamos por esta possibilidade, porque os custos são relativamente baixos e porque quisemos que a história possa ser contada desde muitas vozes, com um estilo polifônico. O projeto foi encarado por estudantes da “Universidad Mayor de San Andrés” (UMSA) e a direção de Erick Butrón, amigo pessoal da última fase de vida de Líber.
Hoje temos um site web onde se encontra a estrutura básica da história de vida e obra de Líber, se chama LIBERTÁRIO e seu endereço é libertario.arte.bo. Desde este site articulamos narradores fictícios, plataformas de diferente natureza que são “alimentadas” por colaborações (fotos, lembranças, imagens, escritos, etc.) solidárias, colaborativas, amorosas de quem assim o quiserem fazer e de quem tem no coração guardado a imagem de um magnífico ser humano.
A informação que conseguirmos recuperar, os dados que nos deem os amigos, as histórias que decidam escrever, as fotos que se possam recuperar, os vídeos que se possam fazer; tudo o que a gente queira dar a gestionamos colocando na plataforma adequada na parte do site que mencionei. LIBERTÁRIO tem como suporte a internet, armazenamos tudo na rede, sem descartar que outros possam fazer em meios físicos como por exemplo, a reposição teatral de “La Zorra e las Uvas” que realizou a Oficina de Artes Cênicas da UMSA ou a instalação simbólica realizada com a “Porta Física” (real, a mesma pela qual muitos cruzaram) da sede de “Nuevos Horizontes” em Tupiza e uma jaqueta de Líber que realizará o “Teatro Trono”. As iniciativas são muitas e são postas em marcha pela energia amorosa de muitas pessoas que conheceram Líber.
Desde nosso entendimento, estamos seguros que tudo o que possamos fazer, tudo o que possamos contar, de maneira polifônica, desde muitas vozes, retratará em sua integridade o que foi Líber, um exemplo de consequência libertária. Desde as colaborações dos mais idosos, buscamos estender uma ponte a futuras gerações para que tomem como referência uma vida íntegra, solidária, fraterna, amorosa e consequente, frente a aberrante individualização que a sociedade está semeando nas mentes dos jovens.
O exposto é o que nos motiva. É uma tarefa gigantesca e esperamos que os que bem o conheceram em vida possam se somar a esta iniciativa.
Para informação adicional ou se desejam fazer comentários, colaborações ou sugestões a esta iniciativa, ir à página web libertario.arte.bo ou comunicar-se com o e-mail doc.libertario@gmail.com
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/03/25/bolivia-liber-forti-libertario-e-solidario/
agência de notícias anarquistas-ana
na rua deserta
brincadeira de roda
vento se sujando de terra
Alonso Alvarez

Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!