“Libertário¨ conta a multifacetada vida de Líber Forti; resgata relatos sobre suas atividades como diretor de teatro, escritor, gestor do Conjunto Teatral “Nuevos Horizontes”; Assessor Cultural da “Federación Sindical de Trabajadores Mineros” da Bolívia (FSTMB) – logo da “Central Obrera Bolívia” (COB)–, desde onde promoveu a fundação da “Universidad de Siglo XX” junto a Víctor López e Cirilo Jiménez, impulsionou o funcionamento de radioemissoras nos sindicatos mineiros e a “Primeira Oficina de Cine Mineiro”; anarquista, e, fundamentalmente, um magnífico ser humano que viveu como pensou e atuou de acordo a seus próprios princípios de vida.
Líber Forti foi um lutador social que buscava a liberação de obreiros e setores populares; exteriorizava um amor profundo pelas crianças que vivem em sua inocência a liberdade, o amor, a solidariedade, a não discriminação e a paz. A educação (a que ensina sobre a vida) e a cultura (a que abre os horizontes de visão e compreensão), são os instrumentos que permitem aos seres humanos serem livres; esses são os pilares de vida de Líber.
O documentário web “Libertário”, construído de maneira colaborativa, narra a vida de Líber desde o olhar de cinco personagens fãs do Facebook (Líber Libertário, Amorosa Carmen – a mamá, Cesar Dario – o ator, Victor Jimenez – o mineiro e Tito Romano – o linotipista) e o #boletinNH no Twitter; se armazenaram documentos valiosos, se recuperaram fotografias, se realizaram vídeos documentários com testemunhos de seus amigos; desde a inteligência coletiva, se armará uma cronologia de marcos importantes nos quais Líber esteve presente e, se escreverá o esboço biográfico de sua vida. “Libertário” será uma experiência colaborativa na qual todos devem participar.
Por que e como deste projeto
Desde que nosso bem querido Líber esteve entre nós começamos a esboçar formas de fazer uma homenagem a sua vida, a seu trabalho, a sua entrega, a seus valores, a sua consequência libertária. Quisemos fazer um Vídeo Documentário, ficou em projeto pelos custos que ele implicava. Soubemos de novas formas de contar histórias de vida e nos encontramos com as “Narrativas Transmedia”, estas narrativas contam histórias utilizando diferentes plataformas de internet onde se expande facetas da história a contar utilizando imagens, textos, narrações, dados, vídeos e demais. Optamos por esta possibilidade, porque os custos são relativamente baixos e porque quisemos que a história possa ser contada desde muitas vozes, com um estilo polifônico. O projeto foi encarado por estudantes da “Universidad Mayor de San Andrés” (UMSA) e a direção de Erick Butrón, amigo pessoal da última fase de vida de Líber.
Hoje temos um site web onde se encontra a estrutura básica da história de vida e obra de Líber, se chama LIBERTÁRIO e seu endereço é libertario.arte.bo. Desde este site articulamos narradores fictícios, plataformas de diferente natureza que são “alimentadas” por colaborações (fotos, lembranças, imagens, escritos, etc.) solidárias, colaborativas, amorosas de quem assim o quiserem fazer e de quem tem no coração guardado a imagem de um magnífico ser humano.
A informação que conseguirmos recuperar, os dados que nos deem os amigos, as histórias que decidam escrever, as fotos que se possam recuperar, os vídeos que se possam fazer; tudo o que a gente queira dar a gestionamos colocando na plataforma adequada na parte do site que mencionei. LIBERTÁRIO tem como suporte a internet, armazenamos tudo na rede, sem descartar que outros possam fazer em meios físicos como por exemplo, a reposição teatral de “La Zorra e las Uvas” que realizou a Oficina de Artes Cênicas da UMSA ou a instalação simbólica realizada com a “Porta Física” (real, a mesma pela qual muitos cruzaram) da sede de “Nuevos Horizontes” em Tupiza e uma jaqueta de Líber que realizará o “Teatro Trono”. As iniciativas são muitas e são postas em marcha pela energia amorosa de muitas pessoas que conheceram Líber.
Desde nosso entendimento, estamos seguros que tudo o que possamos fazer, tudo o que possamos contar, de maneira polifônica, desde muitas vozes, retratará em sua integridade o que foi Líber, um exemplo de consequência libertária. Desde as colaborações dos mais idosos, buscamos estender uma ponte a futuras gerações para que tomem como referência uma vida íntegra, solidária, fraterna, amorosa e consequente, frente a aberrante individualização que a sociedade está semeando nas mentes dos jovens.
O exposto é o que nos motiva. É uma tarefa gigantesca e esperamos que os que bem o conheceram em vida possam se somar a esta iniciativa.
Para informação adicional ou se desejam fazer comentários, colaborações ou sugestões a esta iniciativa, ir à página web libertario.arte.bo ou comunicar-se com o e-mail doc.libertario@gmail.com
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/03/25/bolivia-liber-forti-libertario-e-solidario/
agência de notícias anarquistas-ana
na rua deserta
brincadeira de roda
vento se sujando de terra
Alonso Alvarez
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…
Edmir, amente de Lula, acredita que por criticar o molusco automaticamente se apoia bolsonaro. Triste limitação...