Quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
Esta tarde, o governo anunciou finalmente o abandono do projeto do aeroporto Notre-Dame-des-Landes.
Observamos que a DUP (Declaração de Utilidade Pública) não será oficialmente prorrogada. O projeto ficará definitivamente nulo e sem efeito no dia 8 de fevereiro.
Trata-se de uma vitória histórica perante um projeto de ordenação do território destrutivo. Isto foi possível graças a um prolongado movimento marcado pela sua determinação e diversidade.
Em primeiro lugar, gostaríamos de saudar calorosamente todas as pessoas que se mobilizaram contra este projeto de aeroporto nos últimos 50 anos.
No que diz respeito ao futuro da ZAD (Zona A Defender), hoje, todo o movimento reafirma:
– A necessidade das(os) camponesas(es) e habitantes expropriadas(os) poderem, o mais rápido possível, recuperar plenamente os seus direitos.
– A rejeição de qualquer despejo daquelas(es) que viveram neste bosque nos últimos anos para defendê-lo e que querem continuar a viver aí, assim como a cuidar dele.
– A vontade de assumir o cuidado das terras da ZAD a longo prazo pelo movimento em toda a sua diversidade – camponesas(es), naturalistas, vizinhas(os), associações, antigas(os) e novas(os) residentes.
Para pôr isto em prática, precisamos de um período de pausa na redistribuição institucional das terras. No futuro, este território deve poder permanecer como espaço de experimentação social, ambiental e agrícola.
Acerca da reabertura da estrada D281, fechada pelas autoridades públicas em 2013, o movimento compromete-se em resolvê-lo por conta própria. A presença ou a intervenção policial só pode agravar a situação.
Por outro lado, neste dia memorável, esperamos enviar uma mensagem de solidariedade para as outras lutas contra os grandes projetos destrutivos e para a defesa de territórios ameaçados.
Apelamos à convergência maciça em 10 de fevereiro na ZAD para celebrar o abandono do projeto de aeroporto e continuar a construir o futuro da ZAD.
Acipa, Coordenação dos opositores, COPAIn 44, Naturalistas em luta, as(os) habitantes da ZAD.
Fonte: https://zad.nadir.org/spip.php?article5055
Tradução > Gisandra Oliveira
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Vendinha de bairro.
Ressona feliz gatinho
no saco de estopa.
Fanny Dupré

Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?