Em 24 de julho de 1936 saiu de Barcelona um número indeterminado de homens e mulheres com a intenção de conquistar Zaragoza. Muitos dos voluntários haviam combatido nas ruas barcelonesas durante os dias 19 e 20, derrotando os militares que haviam se sublevado contra o governo da Frente Popular. A coluna era dirigida por Buenaventura Durruti, o incansável lutador anarquista, pelo que ela ficou conhecida de imediato como coluna Durruti. Uma unidade de milicianos que, junto com o Quinto Regimento comunista criado naquelas mesmas datas em Madrid, se converteria na agrupação destas características mais famosa da guerra civil.
No entanto, as coisas não saíram como Durruti desejou. O avanço parou a uns 40 km de Zaragoza, e o que em princípio deveria ser uma marcha triunfal se converteu em um fracasso militar pela resistência das unidades rebeldes. Mas a guerra continuou. Mais colunas catalãs se uniram à de Durruti para combater na frente aragonesa, que por sua vez tentava impor a utopia libertária coletivista nos povoados ocupados. As vezes, com sangue. Um programa revolucionário que chamou a atenção de numerosos estrangeiros, que vieram a Aragão com a intenção de contar o que estava acontecendo, ou também para unir-se à coluna.
Este livro trata das vicissitudes daqueles anarquistas que combateram toda a guerra, morreram ou tiveram que exilar-se após a derrota final. Lutaram em Aragão, em Madrid, e na Catalunha… O governo da república os obrigou a militarizarem-se e converterem-se na 26 divisão do Exército Popular. Quando isso aconteceu, em maio de 1937, fazia seis meses que haviam matado Durruti em Madrid.
Os que sobreviveram contaram muitas coisas, que servem de base a este livro, onde pela primeira vez se aborda de forma completa e exaustiva a história da coluna Durruti e de sua herdeira, a 26 divisão, de seus protagonistas e de suas vivências. Para sua elaboração, se utilizaram fontes muito variadas como memórias, artigos de imprensa, documentos originais obtidos em arquivos, fotografias e inclusive reportagens cinematográficas.
La Columna Durruti. 26 División del Ejército Popular de la República
Eladi Romero García
Laertes, Colección Laertes, 126. Barcelona 2018
380 págs. Rústica 23×15.5 cm
ISBN 9788416783410
19.50€
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/11/13/espanha-os-espectros-da-coluna-durruti/
agência de notícias anarquistas-ana
tarde cinza
borboleta amarela
toda luz do dia
Alexandre Brito

Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!