Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2018 / Fevereiro / 22 / [Itália] Marcha nacional #DefendAfrin

[Itália] Marcha nacional #DefendAfrin

By A.N.A. on 22 de Fevereiro de 2018

italia-marcha-nacional-defendafrin-1

Alguns milhares de pessoas se manifestaram no sábado, 17 de fevereiro, em Roma, pela libertação de Ocalan e de todos os prisioneiros e prisioneiros políticos e, em particular, contra o Estado turco que atacou o cantão de Afrin em Rojava há cerca de 30 dias. O apoio de Erdogan ao Estado Islâmico e o petróleo que venderam ao Estado turco são conhecidos e passados então pelas mãos de empresários italianos. Com o acordo JETCO, Joint Economic and Trade Commission, na verdade, existem cerca de 560 empresas italianas que fazem negócios na Turquia, entre estas: Eni, Enel, FCA, Leonardo, Astaldi, Trevi, Fs, Nuovo Pignone, Pirelli, Barilla, Ferrero Indesit, Turboden, Benetton, Chicco e Zegna.

Não esqueçamos os acordos entre a União Europeia e a Turquia para os migrantes, os pontos fortes e os programas de expansão do Estado turco apoiados pela aliança saudita, aprovada pelos EUA, pela Rússia e pelos países da União Europeia que estão enviando armas, italianas mesmas, com o qual estão bombardeando Afrin.

Não nos esquecemos dos prisioneiros e prisioneiros políticos que são detidos e torturados nas prisões turcas, milhares de mulheres e homens, trabalhadores e trabalhadoras, estudantes, artistas, jornalistas, advogados e todos aqueles que levantaram a cabeça no regime de Erdogan e do AKP, e não nos esquecemos de Abdullah Ocalan, isolado na prisão turca de Imrali por 19 anos, por apoiar a resistência e a autodefesa do povo curdo contra a opressão do Estado/Nação, do capitalismo e do patriarcado.

Os solidários e solidárias com o povo curdo e com todos os povos que vivem nessas terras chegaram em Roma no sábado passado de toda a Itália para se manifestar, autogerindo os transportes, e inúmeras foram as adesões das associações e dos centros sociais, comitês locais e mulheres, organizações políticas e sindicatos de base. Ao mesmo tempo, dez mil pessoas se manifestaram em Estrasburgo [leste da França]. Um grupo de 200 internacionalistas de 17 países deixaram Luxemburgo no dia 8 de fevereiro, chegando a pé, cobrindo centenas de quilômetros, após 10 dias, na cidade de Estrasburgo e, ainda, outras manifestações foram realizadas no mesmo dia em Marselha [França] e Genebra [Suíça].

A luta para defender Afrin é a mesma luta que traz para as ruas aqueles que em todo o mundo querem autodeterminação, e é a mesma luta que está construindo, passo a passo, a revolução em Rojava, que também é a revolução das mulheres.

É a luta, casa por casa, que libertará homens e mulheres, e toda bomba lançada em Afrin é uma bala disparada pelo Estado turco contra a liberdade dos povos para aumentar a estratégia do nacionalismo e dos interesses comerciais com base na falsidade.

Um anônimo do Grupo Anarquista C. Cafiero-FAI Roma

Fonte: http://www.umanitanova.org/2018/02/18/corteo-nazionale-defendafrin/

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/02/21/portugal-porto-solidariedade-com-afrin/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/02/06/franca-a-alternative-libertaire-mobiliza-se-para-a-defesa-de-afrin/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/02/05/curdistao-mensagem-das-mulheres-de-afrin-para-as-mulheres-ao-redor-do-mundo/

agência de notícias anarquistas-ana

entre velhas páginas
uma folha ainda verde
da casa antiga

Alice Ruiz

Compartilhe:

Posted in Geral, Movimentos Políticos & Sociais, Mundo | Tagged Itália

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  2. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  3. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  4. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

  5. Lila em [Espanha] Comunicado contra a revogação da suspensão da pena de Las 6 de La Suiza4 de Junho de 2025

    ESSE CASO É O CÚMULO DO ABSURDO! A JUSTIÇA ESPANHOLA NÃO TENTA NEM DISSIMULAR SEU APOIO AO PATRONATO, AO FASCISMO!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários