Uma série de confrontos entre manifestantes antifascistas e policiais marcaram nesta sexta-feira (23/02) a campanha eleitoral na Itália, a poucos dias das eleições, em 4 de março.
A tensão reinava nesta sexta em Pisa durante a manifestação da xenófoba Liga Norte, que se candidata com a coalizão de direita liderada por Silvio Berlusconi.
Vários militantes antifascistas atacaram com garrafas e pedras os policiais que faziam a segurança da marcha liderada por Matteo Salvini, que costuma usar uma linguagem agressiva e de ódio contra os imigrantes.
No dia anterior, três policiais ficaram feridos e dois antifascistas foram detidos durante as marchas de protesto em Turim contra a manifestação organizada pelos candidatos do movimento de extrema-direita e fascista Casapound.
A associação italiana de combatentes durante a Resistência e várias formações antifascistas denunciaram um incêndio provocado nesta sexta em um centro de atividades de uma organização de extrema-esquerda em Brescia.
Em Palermo, na Sicília, um líder local do Força Nova, outro movimento de extrema-direita que participa das eleições, sofreu um ataque na noite de terça-feira (20/02) por um grupo de homens mascarados.
Na terça-feira (20/02), um ativista do movimento de extrema-esquerda Poder ao Povo foi esfaqueado enquanto colava cartazes nos subúrbios de Perugia, segundo à imprensa local.
No dia seguinte, teve início uma verdadeira batalha entre os ativistas do Poder ao Povo e os militantes do Casapound, deixando vários feridos de ambos lados.
Em Bolonha, os confrontos entre antifascistas e membros da Força Nova acabaram há uma semana com quatro agentes e seis manifestantes antifascistas feridos.
Neste sábado (24/02), em Roma, aconteceu uma grande marcha antifascista convocada por várias organizações após o tiroteio em Macerata contra seis imigrantes africanos. Mais de 100 mil pessoas participaram do protesto.
Ainda no sábado, em Palermo, foi convocada uma manifestação antifascista contra a chegada do líder do Força Nova, Roberto Fiore, na cidade.
Fonte: agência de notícias
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/02/20/italia-roma-antifascista/
agência de notícias anarquistas-ana
Trovão ribomba
Galinhas levantam a crista
de uma única vez!
Naoto Matsushita

Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!