Protestos antifascistas marcam campanha eleitoral na Itália

protestos-antifascistas-marcam-campanha-eleitora-1

Uma série de confrontos entre manifestantes antifascistas e policiais marcaram nesta sexta-feira (23/02) a campanha eleitoral na Itália, a poucos dias das eleições, em 4 de março.

A tensão reinava nesta sexta em Pisa durante a manifestação da xenófoba Liga Norte, que se candidata com a coalizão de direita liderada por Silvio Berlusconi.

Vários militantes antifascistas atacaram com garrafas e pedras os policiais que faziam a segurança da marcha liderada por Matteo Salvini, que costuma usar uma linguagem agressiva e de ódio contra os imigrantes.

No dia anterior, três policiais ficaram feridos e dois antifascistas foram detidos durante as marchas de protesto em Turim contra a manifestação organizada pelos candidatos do movimento de extrema-direita e fascista Casapound.

A associação italiana de combatentes durante a Resistência e várias formações antifascistas denunciaram um incêndio provocado nesta sexta em um centro de atividades de uma organização de extrema-esquerda em Brescia.

Em Palermo, na Sicília, um líder local do Força Nova, outro movimento de extrema-direita que participa das eleições, sofreu um ataque na noite de terça-feira (20/02) por um grupo de homens mascarados.

Na terça-feira (20/02), um ativista do movimento de extrema-esquerda Poder ao Povo foi esfaqueado enquanto colava cartazes nos subúrbios de Perugia, segundo à imprensa local.

No dia seguinte, teve início uma verdadeira batalha entre os ativistas do Poder ao Povo e os militantes do Casapound, deixando vários feridos de ambos lados.

Em Bolonha, os confrontos entre antifascistas e membros da Força Nova acabaram há uma semana com quatro agentes e seis manifestantes antifascistas feridos.

Neste sábado (24/02), em Roma, aconteceu uma grande marcha antifascista convocada por várias organizações após o tiroteio em Macerata contra seis imigrantes africanos. Mais de 100 mil pessoas participaram do protesto.

Ainda no sábado, em Palermo, foi convocada uma manifestação antifascista contra a chegada do líder do Força Nova, Roberto Fiore, na cidade.

Fonte: agência de notícias

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/02/20/italia-roma-antifascista/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/02/13/italia-tambem-os-milaneses-nas-ruas-contra-o-fascismo/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/02/12/italia-em-macerata-multidao-protesta-contra-fascismo-e-nazismo/

agência de notícias anarquistas-ana

Trovão ribomba
Galinhas levantam a crista
de uma única vez!

Naoto Matsushita