No último domingo (25/02), de acordo com relatos postados no Athens Indymedia, um bando de neonazistas encapuzados invadiu o Centro Social Livre Favela (CSLF), em Pireu, perto de Atenas, e bateu indiscriminadamente em qualquer pessoa e tudo que estava em sua frente por alguns minutos, deixando cinco pessoas feridas, enquanto eles entoavam o slogan fascista “Sangue, honra, Aurora Dourada”. Durante o ataque, eles insultaram e ameaçaram as pessoas dentro do CSLF gritando, entre outras coisas, “seus putos, vão morrer”, “Hoje vocês vão morrer, hoje vamos queimá-los”.
Entre os feridos estava Eleftheria Tomatzoglou, advogada que representa a família do rapper antifascista Pavlos Fyssas¹ (conhecido como Killah P) no âmbito do julgamento recorrente do Aurora Dourada [partido neonazista]. Ela sofreu várias lesões na cabeça e foi hospitalizada. Essa não foi a primeira vez que o CSLF foi alvo de grupos fascistas por causa de suas ações antifascistas. Em agosto de 2017, o CSLF já havia sido alvo dos fascistas.
Algumas horas depois dessa ofensiva neonazista, houve outro ataque fascista contra a Ocupação Panaitoliou 21, localizada na área de Koukaki, no centro de Atenas. Eles tentaram abrir uma janela e incendiar o prédio, colocando gasolina e ateando fogo na entrada do imóvel. Na sequência, os fachas passaram a bordo de motocicletas em frente à ocupação e jogaram um tijolo em um grupo de companheiros que vigiava o local, estes subsequentemente perseguiram os fascistas. Por sorte, ninguém foi ferido no ataque neonazista.
[1] Assassinado por membros neonazistas do Aurora Dourada, em setembro de 2013.
Fonte: athens.indymedia.org
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
espuma do mar
adensa o voo das
gaivotas no ar
Carlos Seabra

Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!