O 16º Congresso da Frente Nacional (FN) terá lugar nos dias 10 e 11 de Março em Lille, a cerca de trinta quilômetros de Hénin-Beaumont, uma câmara da FN numa região onde o Le Pen obteve quase 1,5 milhão de votos em 7 de Maio de 2017!
Este congresso é de particular importância. Trata-se de “reconstruir” o partido para completar a tarefa de “des-demonização”, assim como transformar seu público eleitoral numa força militante. Com mais de 10 milhões de votos a nível nacional no segundo turno da última eleição presidencial, a perspectiva e a eventualidade da Frente Nacional tomar o poder, quer altere o seu nome ou não, aliado a toda a extrema-direita e a direita extrema é mais premente do que nunca.
As políticas antissociais, de segurança, xenófobas e racistas de Macron e Philippe, nos passos dos seus predecessores favorecendo e legitimando a xenofobia e o racismo, apenas servem para reforçar o perigo. Lutar contra essas políticas e lutar por outro mundo são formas essenciais para secar a expansão da extrema-direita.
No entanto, também é necessário confrontar especificamente a FN e os seus satélites. Nenhuma reunião, nenhuma assembleia, nenhuma presença pública da FN ou de grupúsculos identitários devem acontecer sem uma resposta da nossa parte.
Por esta razão, devemos nos mobilizar na unidade mais ampla possível contra o Congresso da FN de Lille para desconstruir o discurso da Frente Nacional.
Apelamos a uma mobilização antifascista geral que ultrapasse as fronteiras da região dos Hauts-de-France. Convocamos todas as forças políticas, sindicais e associativas progressivas a juntarem-se a nós. Dirigimo-nos a todas as redes antifascistas na França e noutros lugares, a todos os coletivos que lutam contra o sexismo, a homofobia, a violência policial, o racismo, a islamofobia, o anti-semitismo e que defendem os direitos e a dignidade da(o)s migrantes. Convidamos todas as pessoas que defendem a igualdade, a solidariedade e a liberdade para ripostar ao nosso lado. Convidamos todos os locais de vida a organizar eventos.
Não passarão!
• Quarta-feira, 7 de Março, às 18h30: manifestação do comitê dos sem-papéis de Lille, seguida da exibição do filme “Bouts de Papiers” e degustação de uma “Chorba de Lutte” a partir das 20 horas no local CSP59 – 42, rue Bernos, Lille -Fives.
• Quinta-feira, 8 de Março, às 19h: exibição do filme “Chez nous” no cinema l’Univers – 8 rue Danton, Lille (início da projeção às 20 horas).
• Sexta-feira, 9 de Março, às 18h: Fórum seguido de concertos (bar e petiscos no local) – Bourse du travail – 254 Lille, bd de l’usine, Lille-Fives.
• Domingo, 11 de Março, às 11h: Manifestação – saída da place de la République, seguida de um banquete militante.
Primeiros signatários: AFA NP2C, Alternative Libertaire, La Brique, CGT, UL CNT Lille, Comité “Libérez-les”, CSP 59, Comité de Résistance à la sélection, FSU, France Insoumise, NPA, PCF, Parti Pirate, SUD du personnel du Département du Nord, VISA (Vigilance Initiatives Syndicales Antifascistes), Union Syndicale Solidaires Nord, Ensemble ! Lille Métropole, Terre d’Errance…
FB: https://www.facebook.com/LilleEnResistance/
Tradução > Gisandra Oliveira
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Suave impressão de asas
abrindo em tempo-semente
e pausa suspiro
Nazareth Bizutti
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!