No sábado, 3 de Março, no início da noite, uma passeata ingovernável passou pelo centro de Hamilton, Ontário. Dezenas de comércios (bares e lojas) e carros de luxo foram atacados. O prejuízo seria de mais de 100.000 dólares.
Por volta das 22 horas, uma passeata com aproximadamente 30 pessoas, todas vestidas de preto e encapuzadas, percorreram o centro de Hamilton, atrás de uma faixa que proclamava “Somos Ingovernáveis“. Os burgueses, que desfrutavam da sua noite de sábado para beber um copo, ainda nem acreditam, conforme relata uma burguesa do setor: “De repente, 25 a 30 pessoas vestidas como ninjas desceram para a rua com esta enorme faixa e fogos-de-artifício […] Foi assustador“. Foi o mundo de bens e mercadorias deles que se estilhaçou nas dezenas de vitrines de lojas e de bancos estilhaçadas. Os carros de luxo estacionados no bairro não foram poupados. No meio da fumaça, ovos de tinta também voaram para as fachadas e muitos grafites passaram a redecorar a cidade higienizada. Às 22h, a polícia, alertada pelos pedestres, enviou dois agentes ao local. Mas só puderam constatar a destruição, impotentes, forçados a retirarem-se sob uma chuva de objetos.
Alguns minutos depois, várias unidades da polícia chegaram ao local para parar os ataques à propriedade. Mas, mal chegaram, toda a gente já tinha desaparecido. Não houve detenções. Da fuga, ficaram uns impermeáveis e outros pertences recuperados pela milicada, que anunciou estar a realizar análises.
A polícia disse que investigava um possível vínculo entre o protesto e uma feira do livro anarquista a decorrer numa escola secundária durante o fim-de-semana.
De acordo com as estimativas da polícia de Hamilton, os danos estimam-se em pelo menos 100.000 dólares.
Finalmente, parece que esta passeata ingovernável inscreve-se no contexto de uma luta global contra o aburguesamento urbano, que decorre há já vários meses: os primeiros ataques remontam a Junho de 2017, de acordo com um burguês da zona da rua Locke. Haveria uma dúzia de ataques em bares e lojas, produtos da crescente gentrificação do setor.
> Reportagens na mídia mainstream sobre o evento:
http://www.cbc.ca/news/canada/hamilton/hamilton-mob-mischief-1.4561615
Fonte: https://bxl.indymedia.org/spip.php?article17747&lang=fr
Tradução > Gisandra Oliveira
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/06/14/canada-ola-yuppies/
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/11/11/canada-video-a-gentrificacao-e-assustadora/
agência de notícias anarquistas-ana
O Tempo cochila
em tardes quentes de sol
no banco da praça.
Lena Jesus Ponte
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!