O companheiro Haukur Hilmarsson (Şahîn Huseynî) era um militante anarquista e internacionalista combatente do Batalhão Internacional pela Liberdade (IFB). O IFB anunciou em um comunicado escrito emitido em 6 de março que o combatente islandês Haukur Hilmarsson (Şahîn Huseynî) caiu mártir em Afrin em 28 de fevereiro passado.
Os mártires são imortais! Şehid Namirin!
O comunicado dizia o seguinte: “O combatente islandês do Batalhão Internacional pela Liberdade Haukur Hilmarsson (Şahîn Huseynî) caiu mártir em Afrin. Nosso companheiro Şahîn que se encontrava na linha de Badina, morreu como resultado de um bombardeio do Estado turco. O companheiro estava lutando pela honra e a liberdade ombro a ombro com o resto de combatentes na frente de resistência de Afrin. Nosso companheiro Haukur Hilmarsson da Islândia combateu pela Revolução de Rojava nas frentes de Raqqa e Afrin, e com respeito o recordaremos como um revolucionário imortal e internacionalista. Antes de tudo, os e as que lutamos junto a ele queremos mandar nosso respeito e dor a sua família e amigos.
O companheiro Şahîn em Rojava primeiro participou na frente de Raqqa dentro do Batalhão Internacional pela Liberdade (IFB). O companheiro Şahîn com sua disciplina, organização e militância sempre sobressaiu e foi comandante na luta contra o DAESH. No batalhão IFB tomou a responsabilidade de comandante.
O companheiro Şahîn desenvolveu sua responsabilidade contra os ataques das bandas do DAESH em Raqqa e após os ataques em Afrin decidiu ir à frente ali. O segundo dia dos ataques contra Afrin, escreveu um texto em nome do IFB e fez um chamado ao povo europeu a levantar-se contra os ataques do Estado fascista turco e assim passou à ação junto com o resto das forças internacionalistas.
Depois de chegar a Afrin, tomou posição na frente de Badîn- Dimilya. O companheiro Şahîn transmitiu que estava muito feliz em Afrin e que depois de que a guerra se acabasse ficaria em Afrin. Como revolucionário, foi sempre uma fonte de moral para o resto dos combatentes.
Quando os ataques das bandas se intensificaram e as regiões foram bombardeadas por morteiros, obuses e aviões, o companheiro Şahîn junto com seus companheiros do MLKP tomaram uma das colinas estratégicas para lutar. Quando as bandas tentavam atacar, eles lhes responderam e os pararam. A frente na qual lutavam era bombardeada intensamente por obuses. Nesse lugar, o companheiro Şahîn caiu mártir junto a dois combatentes árabes.
Como forças do IFB, aqueles companheiros seus que lutamos na frente voltamos a saudar a sua família e amigos e afirmamos nossa promessa de lutar e intensificar a luta até o final.”
Identificação:
Nome de guerra: Şahîn Huseynî
Nome e sobrenome: Haûkûr Hîlmarsson
Lugar e data de nascimento: Reykjavik/22 de julho de 1986
Data de chegada a Rojava: julho de 2017
Lugar e data de martírio: Badîna-Efrîn/24 de fevereiro de 2018
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
A lua minguante
procura com quem falar
na boca da noite
Ronaldo Bomfim
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!