Em toda a Itália, existem várias manifestações e ações para mostrar solidariedade com a população de Afrin sob ataque e de apoio à revolução em Rojava. Abaixo está um relato sobre a manifestação em Trieste realizada nesta quarta-feira(14/03).
Em Trieste, voltamos às ruas para mostrar a nossa solidariedade com a população de Afrin sob o ataque do exército turco com a ajuda das gangues islâmicas. Após a manifestação de 26 de janeiro, no início do ataque, não aguentamos observar o cerco da cidade e o número crescente de mortes. A iniciativa sempre foi lançada pela Coordenação do Curdistão, a sigla unitária que há muito utilizou o movimento de solidariedade para iniciativas como essas.
Começamos a partir da Praça Cavana com intervenções no microfone e depois continuamos com uma curta caminhada para a Praça Unità central, onde o Consulado Honorário da Turquia está localizado. Diante de uma enorme explicação sobre as forças da desordem se deu lugar a uma performance: o som de uma sirene e o barulho das bombas atacando uma dúzia de companheiros que colapsaram no chão enquanto se espalhavam muitas bombas de fumaça e outros dois companheiros caiam mortos. Tudo sob o som constante das sirenes. Depois de alguns minutos, um companheiro leu o apelo à resistência lançada pelo Movimento das Mulheres Curdas em 8 de março, e neste momento, um após o outro, os mortos se levantaram, puxando-se um para o outro.
Houve grande interesse e atenção de muitos transeuntes durante a ação performática para que todos os folhetos terminassem em poucos minutos. Em seguida, a iniciativa (que contou com a presença de mais de uma centena de pessoas) continuou com palavras de ordem e discursos ao microfone, que também lembrou o papel cúmplice da Itália, em particular, com a venda de material de guerra para a Turquia.
Precisamos continuar com as iniciativas para tentar quebrar o silêncio ensurdecedor dos meios de comunicação.
Um solidário
> Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=VAupTjr0T24&feature=youtu.be
Fonte: http://www.umanitanova.org/2018/03/14/solidarieta-con-afrin-sotto-attacco/
Tradução > Liberto
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/03/12/italia-manifestacao-defend-afrin-em-trieste/
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/02/22/italia-marcha-nacional-defendafrin/
Mais fotos:
agência de notícias anarquistas-ana
dois amigos na janela
a lua
encontra o pinheiro
Ricardo Portugal
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!