Uma multidão começou as celebrações do Newroz (Ano Novo Curdo) em diferentes cidades do Curdistão turco, apesar das restrições impostas pelo governo de Recep Tayyip Erdogan.
A maior celebração aconteceu diante de Diyarbakir, capital histórica de Curdistão, onde centenas de milhares se reuniram no Parque Newroz.
Apesar das práticas arbitrárias da polícia turca para evitar que as pessoas participem, os residentes encheram o parque com bandeiras e chales de cor vermelha, amarelo e verde. As milhares de pessoas reunidas cantaram “Biji Serok Apo – Longa vida ao Líder Apo” e “Longa vida à luta por Afrin”.
Na cidade de Van, mais de cem mil moradores participaram das celebrações do Newroz nos arredores do Castelo Van.
Os Curdos do Nusaybin, em Mardin, de Sirnak e do distrito de Yuksekova, de Hakkari, também se reuniram em grande número para celebrar o Ano Novo Curdo.
A festa de Newroz se relaciona à tradição religiosa ligada a Zaratustra e à religião mazdeísta, mas ao mesmo tempo os povos do Curdistão celebram o 21 de março como a passagem do inverno à primavera, como o fazem muitos povos originários do planeta.
Por sua vez, o Newroz se caracteriza porque as pessoas acendem fogueiras, dançam a seu redor e saltam sobre ela. Nesse ato se reivindica os elementos da natureza, como o sol e o fogo.
Fonte: https://anfenglish.com/news/millions-start-celebrating-newroz-in-northern-kurdistan-25627
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
velho jornal
levado pelo vento
prevê temporal
Carlos Seabra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!