Os sindicatos da CNT da Catalunha e Baleares queremos divulgar nosso posicionamento frente à atitude autoritária do Estado nestes momentos de extraordinária gravidade.
Os encarceramentos, as constantes agressões policiais às mobilizações cidadãs, o ataque à liberdade de expressão, a supressão e/ou redução dos direitos mais básicos e elementares (pensões, moradia, energia, etc.), a ameaça constante que sofre o modelo que instrui e educa a nossas filhas e filhos, o ressurgir do fascismo, são uma mostra inequívoca da escalada incontrolável de valores reacionários que estão voltando contra o povo da Catalunha e que também se está vendo no resto do Estado.
Devemos ter muito claro que este Estado tirano e repressor é o herdeiro direto das estruturas judiciais e de governo franquistas que desenharam a mal chamada transição, regime de 78, e que afastaram suas responsabilidades e que anistiaram a seus responsáveis criminais de pós-guerra. A CNT já o denunciou naquele momento, pagando um preço muito caro em forma de surras, repressão, infiltrações, montagens e assassinatos policiais, que acabou com uma calculada marginalização.
Queremos deixar muito claro que as e os anarcossindicalistas faremos valer nossos valores de solidariedade, apoio mútuo e ação direta e os poremos a serviço da causa do progresso social e do povo trabalhador.
Fazemos um chamado a toda a classe trabalhadora da Catalunha para reencontrar-nos e utilizar todas as ferramentas de mobilização que mais êxito demostraram através de nossa história para assim descobrir de novo a força que temos se atuamos coletiva e massivamente.
A CNT, como organização histórica do anarcossindicalismo na Catalunha, dá um passo adiante para declarar publicamente que fará todos os esforços necessários para combater estes momentos de injustiça e ditadura. Para isso, nestes momentos em que muita gente quer mudanças reais, divulgaremos em breve um programa de ação para dar forma a uma sociedade onde a autogestão e a participação da classe trabalhadora na organização da economia sejam os princípios orientadores.
Secretariado Permanente do Comitê Regional da CNT Catalunha e Baleares
“A desobediência é o verdadeiro fundamento da liberdade. Os obedientes devem ser escravos” – Henry David Thoreau
Tradução > Sol de Abril
Fonte: http://cnt.es/noticias/la-clase-trabajadora-de-catalunya
agência de notícias anarquistas-ana
abelha na flor
a brisa nas árvores
eu com teu sabor
Carlos Seabra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!