A Fundação Anselmo Lorenzo e Clack convidam para o ato “Joan Peiró: República, Anarcossindicalismo e Revolução” e a estreia em Madrid do documentário “Peiró 42”, que se celebrará no próximo sábado, dia 14 de abril, as 12 horas, na sede da FAL (Rua Peñuelas, 41).
Contaremos com a participação de:
– Eloi Aymerich, Diretor do documentário “Peiró 42”, sócio da cooperativa audiovisual Clack e professor na Universidade TecnoCampus – UPF.
– Juan Pedro Calero, Doutor em História Contemporânea e professor de Instituto. Filiado à CNT.
– Javier Antón: Vocal da Memória Histórica da FAL.
Mais informação sobre o documentário: peiro42.clack.cat
PEIRÓ42
Em razão dos 75 anos do fuzilamento do anarcossindicalista e cooperativista Joan Peiró (1887-1942), estreava no ano passado Peiró42. Uma proposta de projeto cênico y documentário audiovisual sobre Joan Peiró, Mataró e os valores do anarcossindicalismo, do cooperativismo e da República. Peiró42 é, portanto, um projeto de crossmídia; um espetáculo que mistura teatro, música e audiovisual. Uma proposta multidisciplinar sobre a memória histórica e os valores de um dos cidadãos de Mataró mais destacados do século XX.
Uma iniciativa da Comissão cidadã de comemoração dos 75 anos do fuzilamento de Joan Peiró (1942- 2017) e uma produção da Clack Audiovisual, SCCL, com o apoio do Memorial Democrático e Prefeitura de Mataró.
Documentário audiovisual. Título: Peiró42 | Duração: 29 minutos | Língua: Catalão (legenda em espanhol) | Formato: 16:9 | Produção: Clack Audiovisual, SCCL (2017).
Um homem condenado a morte recebe a proposta de salvar sua vida se renuncia aos seus ideais e se unir aos seus inimigos. Ele recusa e é assassinado. O que justifica o sacrifício? Se pode entender a morte de um homem ou de uma mulher? Pieró42 é um curta-metragem documentário onde a partir de cenas de ficção, entrevistas, imagens de arquivo e a recuperação de fontes documentais originais se expõe em primeira pessoa os valores do anarcossindicalismo, do cooperativismo e da República.
Fonte: http://fal.cnt.es/blog/es/node/36972
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Perfume de pinho –
Nascem, no fumante convicto,
Firmes projetos de saúde.
Paulo Franchetti
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!