Os moradores protestaram ante apenas vinte nazis que, amparados sob o coletivo pseudoecologista Hispania Verde, tratou de manifestar-se pelas ruas de Erronkari em 2014
O Tribunal do Penal número quatro de Iruñea condenava nesta segunda-feira (09/04) a entre dois anos e meio e dois anos de prisão três moradores do Valle do Roncal/Erronkari acusados de um delito “contra o direito a manifestação” por ter evitado uma concentração fascista em 2014. No julgamento foram absolvidos outros três moradores que estavam acusados dos mesmos “delitos”.
Os fatos aconteceram em maio de 2014, quando Hispania Verde havia convocado uma concentração no povoado de Erronkari pela reintrodução do urso nos Pirineus. O coletivo não era senão o braço pseudoecologista do partido nazi “Movimento Social Republicano” (MSR), recentemente dissolvido.
Na concentração participaram conhecidos nazis como Francisco Javier Bueno “Chabi”, que fora cabeça de lista [às eleições europeias] pelo MSR em Zaragoza, Javier Royo, também conhecido nazi zaragozano vinculado ao MSR, a Hispania Verde e ao dissolvido Hogar Social de Zaragoza ou Melisa D. Ruíz, atual cara visível do centro ocupado nazi Hogar Social Madrid.
Uma hora antes da chegada de Hispania Verde, centenas de moradores e moradoras de Erronkari se concentraram em seu rechaço. Os fascistas chegaram até a entrada do povoado, alguns armados com paus, e ante a resposta adotaram uma atitude provocativa e foram escoltados pela guarda civil. Embora deu-se um momento de tensão ao início da concentração, os moradores do Roncal se limitaram a denunciar a concentração fascista.
Sem dúvida deveria ter sido a guarda civil a não permitir aquela concentração pelo perigo que supunha, no entanto, terminou atacando os moradores, criando uma situação perigosa na qual houve troca de insultos e lançamento de objetos por ambas as partes. E não soube ou não quis evitar o enfrentamento, e terminou batendo nos mesmos moradores que, segundo denunciaram, identificou ao chegar à concentração em protesto do coletivo nazi em seu povoado. Finalmente, teve que escoltar os nazis para fora do povoado.
Agora o juiz Emilio Labella condenou a penalidades de dois anos de prisão três pessoas sem que ninguém se pergunte o porque daquela concentração ou a atitude agressiva, com paus nas mãos, dos nazis do coletivo Hispania Verde.
> Foto em destaque: Concentração nazi em Erronkari.
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Como versos livres
– ao toque dos tico-ticos –
as flores que caem…
Teruko Oda
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!