Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2018 / Abril / 16 / [Canadá] Outro dia, outra porta quebrada: a declaração da Torre sobre eventos recentes

[Canadá] Outro dia, outra porta quebrada: a declaração da Torre sobre eventos recentes

By A.N.A. on 16 de Abril de 2018

canada-outro-dia-outra-porta-quebrada-a-declarac-1

Na madrugada de sexta-feira (06/04), a polícia de Hamilton invadiu uma casa associada a alguns dos envolvidos com a organização da Feira de Livros Anarquistas de Hamilton. A porta foi chutada para dentro, uma granada de luz foi lançada na casa e uma equipe completa da SWAT [“Armas e Táticas Especiais”] entrou. Com os fuzis de assalto engatilhados, a equipe da SWAT começou a tirar todos da cama, alguns dos quais estavam nus e, com uma exceção, algemaram todos. Três pessoas foram detidas e uma pessoa foi presa. Cedar, um membro do Coletivo A Torre [“The Tower”, Centro Social Anarquista localizado em Hamilton] e nosso querido amigo, foi preso e atualmente permanece sob custódia.

Aqueles que não foram presos foram obrigados a esperar do lado de fora por cerca de cinco horas, enquanto policiais “revistavam” a casa. Similar aos fascistas que atacaram a Torre no mês passado, a polícia destruiu completamente o espaço e até mesmo mexeu nas estantes de livros. Todos os três andares da casa e muitas coisas foram danificados, incluindo uma coleção de cartões feministas emoldurados que foram quebrados em vários pedaços e jogados no banheiro. Os policiais são porcos misóginos, pura e simplesmente, sem exceção. Uma longa lista de itens foram apreendidos, incluindo todos os eletrônicos (telefones, computadores, câmeras, discos rígidos externos etc.), livros, pôsteres, zines e uma grande quantidade aleatória de documentos (artigos de revistas acadêmicas, textos traduzidos de um projeto de livro, notas escritas à mão, programas de eventos, panfletos etc.).

Em relação à sua detenção, Cedar está enfrentando acusações de conspiração em relação ao chamado Tumulto da Rua [uma revolta na Rua Locke, no dia 03/03/2018]. Não temos desejo de nos envolver com a política da inocência. O conceito de inocência e sua criminalidade indireta obscurecem mais do que iluminam – ninguém é inocente e o mais “criminoso” entre nós administra a economia e o governo. Além disso, essas noções perpetuam a lógica de um sistema jurídico colonial enraizado na supremacia branca. Dito isto, vale a pena notar que as acusações de conspiração são notoriamente duvidosas e frágeis, e têm um legado de serem usadas como ferramenta de perseguição política. Elas são um ato de desespero destinado a lançar uma rede ampla e assustar as pessoas. Tais cobranças não são uma questão de se engajar em uma atividade particular, mas sim uma questão de possivelmente encorajar uma atividade em particular.

A Torre é um projeto abertamente anarquista que, desde o início, promoveu ideais de ajuda mútua e solidariedade, igualdade e autonomia da comunidade, bem como ação direta, guerra de classes e resistência. Nossa política sempre incluiu tanto jardins quanto protestos. Queremos ver pessoas construindo belas alternativas de libertação, tanto quanto queremos ver pessoas atacando estruturas de dominação. Nada sobre isso vai mudar, e apesar dos recentes desafios, nosso projeto continuará a impulsionar essas ideias. Ainda não temos lágrimas para a Rua Locke, e continuamos sem nos apoiar nas atividades que aconteceram no mês passado. São ações como essas que podem impulsionar as conversas que ninguém quer ter (neste caso, intensificando a gentrificação em toda a cidade), e vemos isso como positivo.

Conforme as coisas continuam a se desdobrar, é importante que as pessoas lembrem que nunca é correto cooperar com a polícia – não converse com elas e não compartilhe nenhuma informação (não importa quão grande ou pequena) com elas. Não se trata de concordar ou discordar de táticas particulares, mas de se recusar a realizar ações que ajudem a facilitar a violência e a repressão do Estado. Além das discussões sobre a Rua Locke, a mídia local tem sido dominada por histórias de corrupção policial, má conduta, brutalidade e, mais recentemente, assassinato. Há menos de uma semana, a polícia de Hamilton atirou e matou Quinn MacDougall, um garoto desarmado de 19 anos que havia ligado para o 911 em busca de ajuda. Policiais não são e nunca serão nossos aliados. Nós ganhamos segurança e força nos unindo e permanecendo em silêncio.

the-tower.ca

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/03/19/canada-hamilton-declaracao-do-espaco-anarquista-the-tower-sobre-os-acontecimentos-recentes/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/03/11/canada-hamilton-passeata-ingovernavel-contra-os-ricos-e-o-seu-mundo/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/02/28/canada-3-e-4-de-marco-feira-do-livro-anarquista-de-hamilton-em-ontario/

agência de notícias anarquistas-ana

Ufa! que parece
que a gente vai caminhando
com o sol às costas!…

Jorge Fonseca Jr.

Compartilhe:

Posted in Geral, Movimentos Políticos & Sociais, Mundo | Tagged Canadá

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Pedro Miguel em Associação de Trabalhadores de Base (ATB) ao povo29 de Abril de 2025

    ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…

  2. Roberto em Camarada, nenhuma igreja irá te salvar — e nem quer.19 de Abril de 2025

    caralho... que porrada esse texto!

  3. contraciv em 16 anos de PT | Uma leitura anarquista, sem dar palco ao moralismo reacionário.15 de Abril de 2025

    Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…

  4. Vantiê em 16 anos de PT | Uma leitura anarquista, sem dar palco ao moralismo reacionário.11 de Abril de 2025

    Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…

  5. contraciv em 16 anos de PT | Uma leitura anarquista, sem dar palco ao moralismo reacionário.11 de Abril de 2025

    Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários