Tendo como ponto de partida a história do Atelier Popular e os cartazes do Maio de 68, a exposição examina a cultura visual da extrema-esquerda entre 68 e 74.
Catálogo da exposição Imagens em luta – A cultura visual da extrema-esquerda na França (1968-1974), apresentada no Palais des Beaux-arts, Paris (21 de fevereiro-20 de maio de 2018)
O final dos anos 60 na França são o teatro de uma formidável produção visual, apropriada pelas utopias revolucionárias. Durante esse período (1968-1974), militantes e artistas de extrema-esquerda inventam novas formas de expressões visuais ligadas às lutas coletivas. Imagens em luta conta esse extraordinário encontro entre a arte e a política que se inicia na Escola de Belas Artes de Paris, no Atelier Popular, em 1968, nas reuniões do FHAR e do MLF em 1974
Esta obra abre-se aos cartazes do Atelier Popular e apresenta, pela primeira vez, numerosos projetos como uma reportagem fotográfica sobre a ocupação da Escola. Os relatórios são consagrados às lutas, aos apoios, às revoluções, à liberação sexual… Ele reúne pinturas, fotografias, esculturas, instalações, revistas, panfletos, cartazes políticos, trechos de filmes e fotografias relativas a esse momento de engajamentos singulares.
Images en lutte. La culture visuelle de l’extrême gauche en France (1967-1974)
Cartazes – Edições ENSBA – Brochura – 830 pgs – Em francês.
49,00 €
agência de notícias anarquistas-ana
espuma do mar
adensa o voo das
gaivotas no ar
Carlos Seabra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!