O Libera Community Space é organizado por um grupo de anarquistas de forma horizontal e igualitária. Promovemos temas como gênero e libertação sexual, igualdade econômica, e outros temas sócio-ecológicos, seja em forma de escritos, arte ou movimentos sociais.
Somos abertamente igualitárixs e não religiosxs ou ideologicamente dogmáticxs. Estamos abertxs a participação de todas as pessoas, independente de seus contextos. Entretanto, não queremos nos envolver com partidos políticos, ONGs, ou nada institucional. Estamos comprometidxs em construir uma comunidade verdadeiramente horizontal e auto-organizada.
Contexto
Em 2016, em Yogyakarta, Indonésia, o coletivo Libertas foi formado. Começou diversos painés de discussão, aulas sobre anarquismo, e também se envolveu na criação de um dos sites anarquistas da Indonésia, anarkis[dot]org. Então, um dos indivíduos do coletivo decidiu montar um pequeno café e infoshop: Libera Community Space (Café, Livros e Infoshop).
Inspiradxs pela tradição anarquista, decidimos unir nossos esforços, aproveitando o momento, e ter nosso próprio local. Sediamos uma ampla variedade de atividades, tais como local de encontro para iniciativas políticas e culturais, exibições de filmes, livraria, e construção de uma rede mais forte do movimento antifascista.
O que Fazemos
Em colaboração com muitas editoras anarquistas – como Ikarus Press, Pustaka Catut, e Nihilis Media – Libera também funciona como uma infohub para pessoas curiosas que estão interessadas em pensamentos anarquistas e radicais.
De 2016 a 2017, existiu uma iniciativa para construir uma rede antifascista em Yogyakarta e o Libera se tornou base para ela. Desde então, indivíduos que estão ativxs no Libera estão envolvidxs em muitos projetos, como:
• Organização antifascista
• Publicação de livros (Ikarus Press, Pustaka Catut, Nihilis Media)
(Nós traduzimos e publicamos livros de uma ampla gama de pensadorxs anarquistas, como “Anarchism: What it Really Stands For”, de Emma Goldman, “Ecology of Freedom”, de Murray Bookchin, “Armed Joy”, de Alfredo Bonnano, “On the Poverty of Student Life”, “Under the Black Flag: Anarchist Writings in Dutch-Indies”, e estamos atualmente trabalhando na tradução de “Anarchism and National Liberation Struggle”, de Alfredo Bonnano.)
• Gerindo o site de contra-informação: agitasi.noblogs.org
• Cooperativa de cozinha “Dapur Nomad”
Desde então, mesmo com todas as nossas limitações, Libera tem prosperado. Nós temos recebido diversos tipos de pessoas: anarquistas locais e viajantes, estudantes, ativistas, curiosxs, e mesmo marxistas tentando converter as outras pessoas ao marxismo. Libera conseguiu muito, e queremos conseguir ainda mais.
Libera não é apenas um infoshop ou café, mas também um espaço comunitário, uma livraria, e uma zona de acesso livre a internet onde sempre trabalhamos para empoderar redes comunitárias, ampliar nossa rede de divulgação e lutar por nossa causa. Entretanto, já que tem crescido a frequência de anarquistas em Central Java, gostaríamos de reorganizar nosso local de trabalho, café, cooperativas, e disponibilizar um local para anarquistas e ativistas viajantes poderem descansar ou para encontros com coletivos e organizações de diferentes cidades.
Se qualquer de seus amigxs estiver em Yogyakarta, nosso local pode ser facilmente encontrado. Você pode apenas digitar “Libera Coffee and Book” no Google Maps. Das 6 pessoas que estão envolvidas no Libera, trabalhamos principalmente como escritorxs e tradutorxs freelancers, ilustradorxs e baristas.
A maioria de nós não tem graduação acadêmica, mas conseguimos usar parte de nossa renda pessoal para o infoshop. Espero que esta pequena introdução te convença a nos ajudar.
O que precisamos
Acima de tudo, precisamos de um local maior. Esperamos que, tendo um local maior, possamos ter uma casa coletiva onde anarquistas e ativistas viajantes possam ter lugar para ficar enquanto estão em Yogyakarta. Nosso local atual é muito pequeno para isso. Também esperamos que neste novo local, possamos fazer diversos outros projetos que não podemos fazer em nosso espaço atual devido à limitação de espaço, como organizar uma livraria maior, jardinagem doméstica, aulas de auto-defesa, e outras ideias que possam surgir a partir do momento que já tivermos o local.
O custo estimado é de cerca de 1,800 USD. Entretanto, gostaríamos de pedir sua solidariedade, seja em forma de livros, ajuda financeira, ou ajudando a divulgar estas palavras.
Haverá um sinal de agradecimento de nossa parte se você decidir nos ajudar. Iremos enviar algumas coleções da Ikarus Press e Pustaka Catut. Se você quiser pedí-las, por favor entre em contato: anzimatta@gmail.com ou feldasit@riseup.net.
E se você estiver na cidade, nosso gesto de agradecimento também incluirá uma arte impressa.
Por favor doe aqui:
PayPal deliriousink16@gmail.com
Tradução > Imprensa Marginal
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
No primeiro frio,
sopro de longe que vem
embaçar o rio.
Alckmar Luiz dos Santos
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!