A CNT colocou uma placa no cemitério municipal de Guadalajara em homenagem a seus militantes assassinados (65 em Guadalajara) durante a ditadura franquista. A primeira destas placas coletivas foi instalada pela UGT em cumprimento de um acordo municipal aprovado em junho de 2017 e que permite a organizações vinculadas com as vítimas do franquismo colocar placas coletivas de homenagem a seus filiados vítimas da ditadura.
O espaço escolhido para instalar esta placa foi a parede do ossário, junto à fossa comum do antigo pátio de Santa Isabel, lugar onde estavam mais de 350 vítimas da repressão franquista do pós guerra.
Após a colocação da placa de homenagem, os participantes foram ao espaço do antigo cemitério civil onde o porta-voz do Foro pela Memória, pronunciou umas palavras, seguido pelo porta-voz do grupo municipal de Ahora Guadalajara e finalmente interveio Conchi de Luz, da agrupação de familiares da fossa do cemitério católico. O ato acabou com uma simples oferenda floral em recordação de todas as vítimas, colocada no monumento inaugurado em 1979, e com o canto de A las barricadas e La Internacional.
A equipe de governo municipal através de seu negociador de Rendimentos, tentou obstaculizar o acordo do pleno tratando de impedir que as organizações sindicais e políticas as quais pertenciam os assassinados pela ditadura coloquem placas coletivas. No cemitério de Guadalajara, foram fuzilados 822 antifranquistas entre 1939 e 1944, aos quais há que somar 155 presos mortos por causa das terríveis condições dos cárceres do pós-guerra. Os filiados ao sindicato CNT representam 6’5% desses fuzilados de Guadalajara entre 1939 e 1944.
> Mais infos, fotos: https://memoriaguadalajara.es/2018/05/27/homenaje-a-los-fusilados-de-cnt-e-libertarios-en-guadalajara/
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Quase escondida
entre a casca e o tronco
teia de aranha.
Rodrigo de Almeida Siqueira

Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!