Javier Encina, Emiliano Urteaga, Ainhoa Ezeiza (coord.).
“Autogestión cotidiana de la salud” é o relato coerente de um conjunto de experiências e reflexões, quase sempre coletivas, que se enraízam nos saberes das culturas populares, nas propostas alternativas que surgem no local e nos conhecimentos científicos com dimensão ética, para conquistar autonomia no momento de procurarmos cuidados e atenção a nosso bem -estar e proporcionar uma saúde comunitária e natural, sem ter que ser conduzida pelo domínio imperante. Se dá atenção a práticas preventinas de índole social, indo à raiz do mal-estar e enfermidade provocados pela exigência mesma do Sistema e do mundo que as necessita, obedecendo muitas vezes a interesses espúrios.
Não é trivialização do conhecimento científico, é um livro contra a pretendida infalibilidade da Ciência que anula outros saberes. Por isso, é necessário realocar a Medicina, entrelaçando saberes populares, científicos e outros saberes de forma horizontal, para ir gerando cultivos sociais que ajudem a construir coletivamente os bens materiais que deem resposta as nossas necessidades.
A autogestão cotidiana da saúde é encontrar formas de fazer com que se superem a rigidez e simplificações das metodologias, os protocolos do Estado e a redução das relações sociais ao patrão Dinheiro e à hierarquia do Patriarcado. Trabalhar a saúde seria encontrar o equilíbrio individual, grupal e coletivo com o entorno social e natural próximo e com outros entornos, trabalhando com e desde as pessoas de forma dialética, dinamizando e gerando mediações sociais desejadas; pelo que é parte intrínseca da autogestão da vida cotidiana.
Colectivo de Ilusionistas Sociales
O “Colectivo de Ilusionistas Sociales” surgiu em 2010 no trabalho desenvolvido em Olivares (Sevilha), fruto da divergência e da necessidade de devolução das histórias orais a seus protagonistas…
A partir daí se converteu em um grupo informal que facilita e dinamiza a transferência de conhecimentos/fazeres/sentires entre as experiências do México, Andaluzia e Euskadi, que tem em comum a autogestão da vida cotidiana.
Autogestión cotidiana de la salud
Javier Encina, Emiliano Urteaga, Ainhoa Ezeiza (coord.).
Volapük Ediciones – UNILCO espacio nómada – Colectivo de Ilusionistas Sociales – Seminario de Ilusionistas Sociales. Guadalajara, 2018.
584 págs. Rústica 22×15 cm
ISBN 9788494751523
18 Euros
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
o outono é ela
a folha que cai
sou eu
Eduardo Balduino
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…