Desde CNT Fuenlabrada queríamos homenagear todos aqueles que deram a coisa mais preciosa que tinham, suas vidas, pela liberdade dos povos em uma das batalhas mais sangrentas e decisivas da Guerra Civil Espanhola: a Batalha de Jarama, em fevereiro de 1937.
Por isso, organizamos [dia 03/06] uma rota de caminhada guiada onde visitamos os lugares mais emblemáticos do campo de batalha. Começamos a rota em San Martín de la Vega, de onde partimos para a Colina del Suicidio, onde o batalhão britânico da XVI Brigada Internacional conteve um inimigo muito superior sofrendo um número assustador de baixas.
Em seguida, subimos a Colina del Pingarrón, que foi cenário da brava luta da 70ª Brigadas Mistas, unidade anarquista procedente da 14ª Divisão de Cipriano Mera. Durante todo o passeio visitamos várias fortificações de ambos os lados, fortes e trincheiras. Para terminar a rota, acabamos visitando uma caverna de refúgio com inscrições da época.
Agradecemos a todos os participantes por compartilhar esta homenagem conosco. Especialmente Miguel Angel, que nos guiou durante todo o passeio.
Conteúdo relacionado:
Mais fotos:
agência de notícias anarquistas-ana
poeirão
se levanta no caminho
secam meus olhos
Marcos Amorim
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!