Nesta terça-feira, 19 de junho, pela manhã, duas pessoas foram detidas e postas a disposição da justiça em La Coruña por causa dos fatos ocorridos durante o desalojo do Centro Social Okupado A Insumisa.
Uma delas saiu em liberdade sem processo, enquanto que a outra ingressou em prisão preventiva em Teixeiro acusada de desordens, atentado, lesões e sedição. Está acusada de golpear com uma bandeira a um guarda municipal durante o ataque que estes realizaram contra os okupas. Nessa brutal investida policial, realizada com porretes extensíveis e gás pimenta, a polícia municipal abriu a cabeça de várias companheiras (a uma tiveram que fazer nove pontos) e provocaram contusões em dezenas de manifestantes. O “governo da mudança” de Marea Atlántica [esquerdistas], que ordenou o desalojo e auspiciou o ataque policial, não só realizou a investigação que assinalou nosso companheiro encarcerado, mas também premiou com um aumento salarial a polícia municipal justamente depois dos brutais ataques que feriram numerosos companheiros e companheiras. Os repressores recebem prêmios enquanto os reprimidos recebem o cárcere.
A perseguição no entanto não terminou, pois outras três pessoas estão sendo procuradas e investigadas por aqueles fatos.
Atualização 20 de junho, 15h00
Hoje, quarta-feira, dia 20, aconteceu uma concentração às 11h00 diante dos tribunais.
Também se soube que a prisão preventiva, por questões burocráticas, não se resolverá no Tribunal de Instrução pelo menos até a segunda-feira que vem. O Código Penal fixa penas de quatro a oito anos de prisão em caso de não serem provocadores ou dirigentes dos fatos, somando os outros delitos que lhe imputam, a juíza poderia pedir até 15 anos de prisão. Como dizem na página web A Irmandade da Costa:
Até 15 anos na prisão por não fazer NADA, simplesmente por receber uma surra, por encharcar a rua com nosso sangue, por receber golpes com porretes extensíveis e jatos de gás pimenta nos olhos, por serem massacrados por alguns selvagens.
Para esta sexta-feira, 22 de junho, foi convocada uma manifestação às 20 horas, que sairá da praça de Pontevedra.
Fonte: http://alasbarricadas.org/noticias/node/40221
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/05/30/galicia-ante-o-despejo-da-insumisa/
agência de notícias anarquistas-ana
depois de horas
nenhum instante
como agora
Alexandre Brito
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!