A atenção de todo o mundo está direcionada a Rússia agora, eis o mais importante evento esportivo realizado – a Copa do Mundo.
Novos estádios, equipes amigáveis nos hotéis e cidades russas bem preparadas estão esperando pelos fãs de futebol de todo o mundo, e se parecem bem sob as lentes de centenas de câmeras de jornalistas de numerosos canais televisivos. O presidente da federação russa [Vladimir Putin] se encontra com colegas, e também com o líder bielorrusso Alexander Lukashenko [atual presidente da Bielorrússia].
Isto é o que pode ser visto pela TV e pelos recursos midiáticos do Estado. Mas a realidade é:
• A Rússia conduz campanhas militares de grande escala em dois Estados, com muitos soldados mortos por suas ambições geopolíticas;
• O julgamento de antifascistas, contra xs quais o FSB (Serviço Federal de Segurança) criou um falso caso de “Rede” [antifascistas e anarquistas acusados de criar uma “organização terrorista”], conseguindo confissões de pessoas através de torturas monstruosas, começou no primeiro dia da Copa;
• Oleg Sentsov, prisioneiro político ucraniano e cineasta, está em greve de fome há mais de 35 dias, e sua única demanda é a liberdade para presxs políticxs russxs e cidadãxs da Ucrânia;
• Muita repressão contra o movimento anarquista, processos criminais falsos e ocorrência de tortura como algo normal;
• Ameaças de guerra nuclear a oponentes políticos na arena mundial.
A comunidade mundial prefere não prestar atenção ao que ocorre neste país e em outros, com sua participação.
Mas não pode nos calar, isto é um crime em tais circunstâncias. Também relembramos o regime vizinho na Bielorrússia, desumano e fascista, que aprisionou nossxs companheirxs por acusações falsas e forjadas.
Todos os fatos mencionados acima (e não são todos) nos obrigam a convocar toda pessoa consciente, todxs xs nossxs companheirxs, seja lá onde estejam, a se rebelar, lutar pela verdade e justiça, informar a sociedade, realizar ações de apoio e solidariedade a ativistas em sofrimento, boicotar a Copa do Mundo e todos os eventos conectados a ela, usar todos os recursos existentes para alcançar a liberdade para o povo de ambos os lados dos muros das prisões.
Estamos convocando a ação. Encontros de solidariedade, agitação nas ruas, espalhar a informação, performances e comícios – tudo o que você possa imaginar e realizar, e toda forma de ação que possa atrair atenção a situação neste país irá ajudar. Se você está vivendo em outro país, pode demonstrar solidariedade fazendo ações próximas a instalações diplomáticas russas e bielorrussas.
Envie os relatos de suas ações para cornajaruzha@riseup.net e vamos certamente publicá-las.
SOLIDARIEDADE É NOSSA FORÇA
Tradução > Imprensa Marginal
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Velho tanque abandonado ao silêncio…
lança-se a rã num mergulho:
quase inaudível som da água.
Antônio Nojiri
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!