Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2018 / Julho / 06 / [Argentina] EP Single: Onde estás amigo?

[Argentina] EP Single: Onde estás amigo?

By A.N.A. on 6 de Julho de 2018

argentina-ep-single-onde-estas-amigo-1

por Desobediência Civil | La Plata

Esta canção foi composta ao canalizar a angústia e raiva dias após o desaparecimento forçado de Santiago Maldonado ante a repressão das forças do Estado argentino e da Gendarmeria Nacional no dia 1º de Agosto do ano de 2017, depois de uma repressão brutal em Lof em Resistência Cushamen, Chubut.

78 dias depois, seu corpo sem vida aparece flutuando no rio Chubut a 400 metros rio acima, onde ele havia visto pela última vez. Depois de três buscas feitas no mesmo lugar sem encontrar nada.

Depois de muitas tentativas da imprensa oficial para desviar a atenção, para atacar sua família, para desvirtuar sua pessoa, para plantar pistas falsas sobre o que aconteceu, o que deixa um amargo gosto de encobrimento…

Mais além, a autópsia do corpo diz que ele morreu de afogamento e hipotermia, não sendo muito difícil deduzir que não se jogou no rio por simples gosto, ao passo que não lança luz de como se deram os fatos que terminou em sua morte por afogamento. Claro está que foi durante uma caçada ao povo Mapuche, ao qual Santiago se aproximava em busca de uma conexão com a natureza e que o levou à solidariedade com a luta pela recuperação de suas terras ancestrais.

Hoje a pergunta seria: o que aconteceu com Santiago Maldonado?

>> Para ouvir a canção (04:22), clique aqui:

https://desobediencia-civil.bandcamp.com/album/donde-estas-amigo-ep-single

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/06/05/argentina-fotorreportagem-do-ato-em-memoria-do-anarquista-santiago-maldonado/

agência de notícias anarquistas-ana

Na curva da estrada
o ipê florido, inclinado
por sobre o abismo.

Roberto Saito

Posted in América Latina, Arte, Cultura e Literatura, Geral, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Argentina

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Marcelo em [Canadá] Ativistas roubam US$ 3.000 em alimentos de um supermercado para redistribuí-los gratuitamente26 de Dezembro de 2025

    Perfeito....

  2. Sílvia em A Cortina de Fumaça das ONGs: O Assistencialismo como Braço do Capital e do Estado17 de Dezembro de 2025

    Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…

  3. Anónimo em A Cortina de Fumaça das ONGs: O Assistencialismo como Braço do Capital e do Estado16 de Dezembro de 2025

    Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!

  4. moésio R. em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva9 de Dezembro de 2025

    não...

  5. Ariel em Por um mundo novo: apoie a participação da UAF no congresso anarquista7 de Dezembro de 2025

    Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!

Copyleft © 2026 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários