O icônico Parque Neptuno (agora também conhecido como Parque Museu), foi o cenário da histórica jornada e conquista obreira das 8 horas de trabalho em Lima, onde em janeiro de 1919 se reuniu ali uma enorme assembleia popular permanente de grevistas encabeçados pelos anarquistas do Comitê Pró-Greve Geral com os delegados de Huacho, jornaleiros de Callao, motoristas, padeiros, têxteis, sapateiros, curtidores, etc., que depois de resistir a ataques da polícia e manter a unidade na luta, conseguiram no dia 15 de janeiro daquele ano, que o ministro do Fomento, Manuel Vinelli, fosse enviado pelo Presidente José Pardo para ler nas instalações da Federação de Estudantes, hoje Museu de Arte, o Decreto que formalizou as 8 horas dia de trabalho no Peru.
Agora, “graças” aos Fujimoristas e o prefeito Castañeda, este pedaço da memória histórica do povo peruano será enterrado sob o concreto, por exatamente 1.089 m2 de calçadas e 50 mobiliários urbanos, construídos como parte da monstruosidade reacionária chamada “parque temático para a memória dos mortos pelo terrorismo”. Esta imposição, diz que o “trabalho para a cidadania” vai custar cerca de um milhão e 300 mil soles, montante total atribuído para os três meses que deverá materializar o projeto, pois dizem que para setembro já deve estar pronto.
É urgente continuar com as denúncias sobre esse novo ultraje Fujimorista e Castañedista contra a memória histórica dos trabalhadores peruanos. 2019 marcará 100 anos do feito memorável do proletariado para a conquista da jornada de trabalho de 8 horas no nosso país, e no lugar onde deveriam ter manifestações político-culturais que reivindiquem nosso legado sindical e libertário, teremos placas, bustos, pinturas, exposições e monumentos em homenagem à extrema-direita, o militarismo assassino e o Fujimorismo mafioso. É o cúmulo!
Franz Garcia
Fonte: facebook.com/libertarios.peru/
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
O homem destrói
Árvores mortas ao chão
Inaceitável
Cátia Paiva

Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!