Milhares de pessoas participaram neste sábado (14/07) de uma passeata que começou na frente da sede do Parlamento da Escócia, em Edimburgo, e passou por várias ruas do centro da cidade em protesto contra a visita do presidente dos Estados Unidos Donald Trump ao país.
Os cerca de 50 mil manifestantes, segundo os organizadores do protesto chamado informalmente de “Carnaval da Resistência”, foram até o parque de Meadows, onde foi inflado o “Bebê Trump” – um balão que caricatura o presidente americano como um bebê de feição irritada usando fraldas e segurando um celular. O mesmo balão foi usado em outro protesto similar, realizado na sexta-feira passada, no centro de Londres.
A manifestação foi convocada pela plataforma “Scotland Against Trump” (“Escócia Contra Trump”), e vários dos participantes carregavam faixas e cartazes anti-Trump e com mensagens antifascistas, de apoio ao México, à Palestina e à comunidade LGTBI, entre outras.
Dezenas de manifestantes também protestaram na praia diante do resort de golfe Turnberry, onde Trump e a esposa, Melania, passaram o fim de semana. Enquanto hóspedes do hotel é o próprio presidente jogavam golfe, seus opositores gritavam: “Trump é racista! Trump é um mentiroso!”
Na noite de sexta-feira (13/07), cerca de 2 mil pessoas se concentraram em Glasgow, a uma hora de seu complexo hoteleiro e de seus três campos de golfe.
Fonte: agências de notícias
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
A gaveta da alegria
já está cheia
de ficar vazia
Alice Ruiz
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!