O século XIX testemunhou o desenvolvimento da literatura anarquista que advogava uma sociedade baseada na cooperação voluntária sem autoridade governamental. Apesar das sua obras clássicas sobre apoio mútuo e a filosofia do anarquismo continuem a ser publicadas hoje em dia, Peter Kropotkin permanece uma figura esquecida. Talentoso geógrafo e socialista revolucionário, Kropotkin foi um dos mais importantes teóricos do movimento anarquista.
Em Kropotkin: The Politics of Community, Brian Morris reafirma, com uma simpatia crítica, a relevância contemporânea de Kropotkin enquanto filósofo político e moral e pioneiro ecologista social. Bem fundamentado e abrangente, este volume não só representa uma contribuição importante para a história do anarquismo (enquanto tradição política e movimento social), mas também oferece reflexões clarividentes sobre os debates contemporâneos acerca da teoria política e do pensamento ecológico. Depois de uma pequena nota biográfica, o livro analisa em quatro partes as obras de Kropotkin dedicadas ao comunismo anarquista, socialismo agrário e educação integral; ciência moderna e teoria evolucionária; a Revolução Francesa e o estado moderno; individualismo possessivo, terror e guerra.
Apresentando-se como uma introdução global ao anarquismo, ecologia social e filosofia do holismo evolucionário, Brian Morris escreve sobre Kropotkin de uma maneira direta e simples e que vai seduzir todos quanto estejam interessados no anarquismo social e em alternativas às doutrinas neoliberais.
Elogio:
“Peter Kropotkin tem sido, em grande parte, ignorado como um utópico lunático, mas Brian Morris demonstra nesta análise abrangente e detalhada que Kropotkin abordou significativamente e de forma perceptível as grandes questões dos dias de hoje.” – Harold B. Barclay, autor de People without Government: An Anthropology of Anarchy
Sobre o autor:
Brian Morris é professor emérito de antropologia na Goldsmiths College, em Londres. Recebeu o grau de doutor em antropologia social na London School of Economics and Political Science, tendo feito o seu pós-doutorado em trabalho de campo, entre caçadores-recoletores na Índia meridional. Anteriormente à sua carreira acadêmica, trabalhou como plantador de chá no Malawi, onde fez vasto trabalho de campo. Escreveu livros e artigos sobre tópicos como ecologia, botânica, filosofia, história, religião, antropologia, etnobiologia e anarquismo social. Depois de ter descoberto o pensamento anarquista em meados dos anos 60, permaneceu ativo em variados protestos e movimentos políticos. Suas obras prévias incluem Anthropology, Ecology and Anarchism; A Brian Morris Reader and Bakunin; The Philosophy of Freedom.
Kropotkin: The Politics of Community
Autor: Brian Morris
Editora: PM Press
Número de páginas: 320
$24.95
Tradução > Patrícia Marmelada
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Uma borboleta
Na minha pequena rua
Uma floricultura
Suemi Arai

Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!