O século XIX testemunhou o desenvolvimento da literatura anarquista que advogava uma sociedade baseada na cooperação voluntária sem autoridade governamental. Apesar das sua obras clássicas sobre apoio mútuo e a filosofia do anarquismo continuem a ser publicadas hoje em dia, Peter Kropotkin permanece uma figura esquecida. Talentoso geógrafo e socialista revolucionário, Kropotkin foi um dos mais importantes teóricos do movimento anarquista.
Em Kropotkin: The Politics of Community, Brian Morris reafirma, com uma simpatia crítica, a relevância contemporânea de Kropotkin enquanto filósofo político e moral e pioneiro ecologista social. Bem fundamentado e abrangente, este volume não só representa uma contribuição importante para a história do anarquismo (enquanto tradição política e movimento social), mas também oferece reflexões clarividentes sobre os debates contemporâneos acerca da teoria política e do pensamento ecológico. Depois de uma pequena nota biográfica, o livro analisa em quatro partes as obras de Kropotkin dedicadas ao comunismo anarquista, socialismo agrário e educação integral; ciência moderna e teoria evolucionária; a Revolução Francesa e o estado moderno; individualismo possessivo, terror e guerra.
Apresentando-se como uma introdução global ao anarquismo, ecologia social e filosofia do holismo evolucionário, Brian Morris escreve sobre Kropotkin de uma maneira direta e simples e que vai seduzir todos quanto estejam interessados no anarquismo social e em alternativas às doutrinas neoliberais.
Elogio:
“Peter Kropotkin tem sido, em grande parte, ignorado como um utópico lunático, mas Brian Morris demonstra nesta análise abrangente e detalhada que Kropotkin abordou significativamente e de forma perceptível as grandes questões dos dias de hoje.” – Harold B. Barclay, autor de People without Government: An Anthropology of Anarchy
Sobre o autor:
Brian Morris é professor emérito de antropologia na Goldsmiths College, em Londres. Recebeu o grau de doutor em antropologia social na London School of Economics and Political Science, tendo feito o seu pós-doutorado em trabalho de campo, entre caçadores-recoletores na Índia meridional. Anteriormente à sua carreira acadêmica, trabalhou como plantador de chá no Malawi, onde fez vasto trabalho de campo. Escreveu livros e artigos sobre tópicos como ecologia, botânica, filosofia, história, religião, antropologia, etnobiologia e anarquismo social. Depois de ter descoberto o pensamento anarquista em meados dos anos 60, permaneceu ativo em variados protestos e movimentos políticos. Suas obras prévias incluem Anthropology, Ecology and Anarchism; A Brian Morris Reader and Bakunin; The Philosophy of Freedom.
Kropotkin: The Politics of Community
Autor: Brian Morris
Editora: PM Press
Número de páginas: 320
$24.95
Tradução > Patrícia Marmelada
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Uma borboleta
Na minha pequena rua
Uma floricultura
Suemi Arai
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!