Sobre a intolerância de certos setores com #SantiagoMaldonado
O padre do Convento de Santo Domingo foi e decidiu arrancar o cartaz. Mas não começou pelas pontas, como seria lógico, talvez. Ele decidiu começar arrancando o olhar de Santiago.
Algo nesse olhar perturba um setor social. Algo nesse olhar os torna intolerantes, agressivos, irracionais. O padre rasga os olhos, no Sul pintaram suásticas em um mural feito por mãos companheiras, em várias paredes espalharam com spray a frase “Ele se afogou”.
O olhar os perturba, os inflama e obscurece. Eles não podem assimilar a força desse olhar, nem imaginam o poder da semente que abre esse olhar enquanto germina em estêncils, em faixas, em camisetas, em corações jovens.
Para a direita, o olhar de Santiago não os deixa dormir em paz, preocupa-os e tem a densidade de um estigma que segue seus passos de miséria.
Para todos os outros, para os de baixo, para o pulsante coração de nosso povo, contraditório e às vezes resignado, o olhar de Santiago é um farol. Brilha de qualquer canto de onde olhamos. Empurra, encoraja, abraça…
Fotos de Felipe Nieves | Revista Sudestada
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Todos dormem.
Eu nado na noite que
entra pela janela.
Robert Melançon
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata