De 19 deste mês a 4 de agosto permanecerá aberta ao público das 09 às 21 horas, no Centro Cultural Paco Urondo, 25 de Mayo 201, Buenos Aires, a mostra “Arte por Santiago”, uma exposição de obras de mais de 200 artistas de distintas províncias que recordam um ano do desaparecimento forçado de Santiago Maldonado.
O núcleo organizador é formado por Rubén Borré, Raúl Ponce, Adrián Pandolfo, Luis Debairosmoura, Rubén Sassano, Tobias Greven e Gabriela Schinocca, todos artistas plásticos. As obras estão montadas em fonboard em tamanho A3. Esta mostra começou no ano passado, a 1 mês do desaparecimento de Santiago, e foi exposta simultaneamente em Corrientes, Mar del Plata, Tucumán e Buenos Aires. Posteriormente se realizou em Trelew e Bariloche.
O coletivo de artistas argumenta que “A morte de Santiago Maldonado nos remete a épocas obscuramente violentas de nossa história, pois desapareceu um homem, um jovem carregado de ilusões, de ideais. Esteve mais de três meses desaparecido, como o estiveram milhares na ditadura, que tinham em seu horizonte a visão utópica de um mundo mais justo. Nós, artistas argentinos não podemos ser indiferentes a dor e a injustiça. Por isso convocamos a nossos colegas a realizar uma “Grande Homenagem a Santiago” presente em nossos corações e nossos pensamentos. Por este motivo nos expressamos desde o único lugar que podemos fazê-lo as mulheres e os homens da cultura, desde nossas produções artísticas, que é como dizer desde a dignidade criativa”.
Esta mostra é o resultado do coletivo de artistas que foi construindo um caminho pela busca de Santiago, após seu desaparecimento. Depois de encontrado o corpo sem vida, exigiram e exigem justiça. “Queremos saber quem matou e o escondeu, até que fizeram aparecer seu corpo sem vida e pedimos a condenação dos responsáveis e encobridores”, argumenta a agrupação.
Fonte: http://pacourondo.filo.uba.ar/actividad/arte-x-santiago-maldonado
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Sobras negras
sobre horizonte vermelho
por do sol na cidade
Betty Mangucci

Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!