Chamado para a 4ª edição do Solidariedade a Flor de Pele! 12, 13 e 14 de outubro 2018 em Pelotas (RS) Santiago Maldonado Presente!
Nos somamos à iniciativa, em coordenação com a convenção anárquica de tatuagens e piercings “Arte y Sabotaje” na Argentina, e “Tinta Negra” no Uruguay, de homenagear a vida em combate do companheiro e tatuador Santiago Maldonado “Lechuga”, que foi assassinado pelo Estado argentino em 1º de agosto de 2017, enquanto lutava junto aos Mapuches na comunidade Pu Lof, no sul do território controlado pelo Estado argentino.
Escolhemos o dia 12 de outubro para o início das atividades. Há 526 anos, os primeiros barcos coloniais chegavam no continente e, com eles, uma nova ordem social, que veio a se impor sobre as pessoas que viviam nesses territórios. Foi o começo dos genocídios, da devastação da terra e da expansão do capitalismo, mas também, de muitas lutas, batalhas, de resistências e ofensivas contra a colonização, que seguem vivas até hoje em cada canto da América Latina. Um exemplo, é a luta anticapitalista e antiestatal que os Mapuches seguem encarando. Em julho do ano passado, a comunidade Mapuche Pu Lof estava recuperando terras que são reconhecidas pelo Estado argentino como propriedades do empresário Benetton. Para desalojar os Mapuches, no 1º de agosto, o Estado argentino mandou suas tropas repressivas e foi neste contexto que Santiago Maldonado “desapareceu”. Durante mais de 6 meses, o Estado argentino escondeu seu assassinato até que seu corpo fosse supostamente “encontrado” no rio Chubut em 17 de outubro. Santiago morreu como viveu, como um anarquista, solidário, lutando pela terra, contra a propriedade e contra o capital!
As três primeiras edições do Solidariedade a Flor de Pele, proporcionaram momentos de encontros, trocas de materiais e debates focados na luta anticarcerária. Então, foram espaços importantes tanto para a difusão da situação de companheirxs anarquistas presxs e/ou perseguidxs, quanto para a difusão da contra-cultura anarcopunk, vendo as tatuagens e piercings como ferramentas que nos possibilitam juntar fundos para apoiar axs compas encarceradxs. Seguimos agora com este mesmo impulso.
Os ventos repressivos contra a Anarquia chegaram também por aqui. Em outubro de 2017, através da operação “Érebo”, que teve na mira a Biblioteca Anárquica Kaos, várixs companheirxs foram perseguidxs e okupações e casas particulares foram invadidas. No Rio de Janeiro, a partir da operação “Firewall”, 23 pessoas acabam de ser condenados a penas de prisão que vão de 5 a 13 anos em regime fechado¹, pelos protestos de rua de 2013 e 2014.
No meio deste contexto, no qual nos querem amedrontadxs, a solidariedade se torna urgente e imprescindível! Não podemos deixar que o medo nos paralise! Convidamos a todxs xs anarquistas em luta e a todxs xs interessadxs a participarem da quarta edição do Solidariedade a Flor da Pele que acontecerá em Pelotas (RS) nos dias 12, 13 e 14 de outubro!
Em breve, publicaremos a programação no nosso blog: aflordepele.noblogs.org. Qualquer contribuição, aporte ou sugestão é bem-vinda e podem ser enviada no e-mail novo: aflordepele4 [arroba] riseup.net.
Fogo a todas as prisões!
Que viva a Anarquia!
Às pessoas que precisariam de alojamento, lhes pedimos que nos avisem quanto antes pelo e-mail para organizar o espaço!
[1] Os companheiros podem apelar à condenação em liberdade, mas, mesmo assim, cada um dos seus movimentos está sendo vigiado.
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Manhã de frio —
Apoiado num só pé
O papagaio dorme.
Paulo Franchetti
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!