As “Ferramentas para a propaganda e difusão libertária” se compreendem como um projeto composto por pessoas que se associam em torno da pedagogia e propaganda libertária. Se busca gerar espaços de aprendizagem, capacitação, formação e coletivização de conhecimentos teórico-prático para propaganda do anarquismo.
A organização deste ciclo de oficinas surge da necessidade de romper com as lógicas autoritárias da transmissão de um conhecimento normativo e oficial; assim também, romper com as políticas de mercantilização de qualquer conhecimento, trabalho, técnica, arte ou ofício.
Sustentamos uma visão crítica a respeito da educação oficial, porque entendemos que a educação é uma ferramenta de liberação, não de opressão; assim como, o é de apoio mútuo e não de competição; integral e não diferenciada quanto ao trabalho manual e intelectual; social e não privada; horizontal e recíproca, não autoritária; autogestionada e não estatal. É necessário propagar os valores e práticas culturais ácratas, porque a propaganda permite divulgar e socializar as propostas de construção para uma sociedade livre, organizada assemblearia e horizontalmente (sem elites nem cúpulas de poder), onde o desenvolvimento pessoal e coletivo se utiliza como força criadora de expressão, comunicação, experiência, conhecimento, de luta, de aprendizagem prática.
Ateneo Anarquista Santiago
FB: https://www.facebook.com/events/2150507158561123/
agência de notícias anarquistas-ana
Lindo sabiá
do peito amarelo
vem cá, vem cá
Eugénia Tabosa
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…