Dois grupos de extrema direita, Patriot Prayer e Proud Boys, realizaram neste sábado (04/08) uma manifestação no Tom McCall Waterfront Park, em Portland, em apoio ao fundador da primeira dessas organizações, Joey Gibson, que se postula como candidato republicano ao Senado, mas enfrentaram a resistência de centenas de antifascistas.
A polícia de Portland, em peso no centro da cidade, interviu e tentou separar os grupos, que começaram por cantar palavras de ordem, passando depois aos insultos e a cuspirem-se mutuamente. Os dois grupos, então, entraram em confronto físico. Segundo relatos nas redes sociais, a polícia protegeu o bando neonazista e lançou projéteis contra manifestantes antifascistas, que estavam em maioria, mais de mil.
No final de junho, pelo menos quatro pessoas ficaram feridas em confrontos semelhantes, também em Portland.
Um ano após o “Unite the Right”
Grupos de extrema direita estão convocando para o próximo domingo, em várias cidades dos EUA, atos pela “supremacia branca”, exatamente um ano após o “Unite the Right” (Unindo a Direita) em Charlottesville, Virgínia, quando um partidário da extrema direita jogou seu carro contra uma multidão de manifestantes antifascistas, matando uma mulher e ferindo uma dúzia de pessoas. Contramanifestações também estão sendo organizadas.
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
casa na neve
odores vindos de longe
o céu como teto
Célyne Fortin
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!