Centenas de pessoas se reuniram neste domingo (12/08) na cidade de Charlottesville, na Virgínia, em um protesto contra o racismo, evento que marca a passagem de um ano de uma violenta manifestação de supremacistas brancos na mesma cidade, quando fascistas e antifascistas entraram em confronto, que terminou com a morte de uma mulher.
O grupo se reuniu na manhã deste domingo para um comício em um parque da cidade e depois iniciou uma marcha em direção ao centro de Charlottesville. Durante a caminhada, os manifestantes dirigiram palavras de ordem contra policiais que acompanhavam o protestos, incluindo: “policiais e Klan andam de mãos dadas”.
Na noite deste sábado (11/08), no campus da Universidade da Virginia, um protesto contra o racismo terminou em um tenso confronto entre policiais e estudantes e outros ativistas, irritados com a forte presença de forças de segurança. Eles seguravam faixas com os dizeres “No ano passado eles vieram com tochas. Este ano eles chegaram com distintivo” e “Por que você está usando equipamento anti-tumulto? Não vemos nenhum tumulto aqui”.
No ano passado, em 12 de agosto, centenas de nacionalistas brancos – incluindo neonazistas, skinheads e membros da Ku Klux Klan – tomaram Charlottesville em parte para protestar contra a decisão da cidade de remover monumento ao general confederado Robert E. Lee de um parque. Confrontos violentos irromperam entre os participantes fascistas e manifestantes contrários naquele dia. Autoridades eventualmente forçaram a multidão a se dispersar, mas um carro mais tarde, dirigido por um jovem neonazista, se lançou contra uma multidão de manifestantes contrários aos supremacistas brancos, matando Heather Heyer, de 32 anos.
Fonte: agências de notícias
Conteúdos relacionados:
Mais fotos:
agência de notícias anarquistas-ana
livro aberto gelado
o norte geme no vento
sobre a página branca
Lisa Carducci
Com licença.
O termo Skinhead não está no contexto certo! Muito pelo contrário, Skinhead é o termo denominado de para amantes da música Ska e Rockstead (Rockstead cujo a criação também aconteceu na Kamaica) que surgiu com jovens classe baixa da Jamaica e que mais tarde imigraram para a Inglaterra pelo período da década de 50s/60s.
Trojan Skinhead não é racista! Estude por favor!