FAÇA PARTE DA NOSSA REDE DE SOLIDARIEDADE. RESISTA, VOCÊ TAMBÉM!
A Casa da Resistência é um centro de cultura e luta que existe desde 2009 na cidade de Feira de Santana (Bahia). Uma ocupação urbana que funciona em um espaço recuperado no centro da cidade. Um centro de cultura autogestionário, comunitário e autônomo, voltado para educação popular, cultura rebelde, formação militante e organização de lutas.
Ao longo desses quase 10 anos a Casa da Resistência tem desenvolvido projetos e atividades diversas, além de organizar e apoiar as lutas populares, da juventude, dos/as trabalhadores/as e da maioria negra. Hoje funcionam no espaço a Biblioteca Popular Aloísio Resende, uma biblioteca comunitária pública, a Sala Popular de Cinema com exibições periódicas e sessões de filmes e debates, os Cursos de Formação Militante, que são atividades intensivas de formação, a Cooperativa Uhuru de estamparia, gráfica e comunicação popular, que tem produzido camisetas, jornais e livros. Além de atividades culturais, como o Sarau Quilombo de Palavras e as Intervenções Culturais, e espaços permanentes de debate e organização. Temos participado também de lutas gerais como pelo direito à cidade e contra a gentrificação, da campanha contra o genocídio do povo negro, o racismo e a brutalidade policial, e desenvolvido o trabalho da Escola Comunitária Joquielson Batista que é um espaço de educação e auto-organização para a luta por moradia e direitos sociais da ocupação sem-teto Quilombo Lucas das Feira, onde organizamos periodicamente os Mutirões Comunitários e um programa comunitário de doações.
Todos esses projetos, lutas e atividades são desenvolvidos com muita dificuldade a partir de contribuições voluntárias e solidárias de militantes, simpatizantes e apoiadores/as da Casa da Resistência, com independência de partidos institucionais, Estado, empresas ou ONG’s. Entramos em uma fase decisiva para a conquista definitiva do imóvel e processo legal. O objetivo deste financiamento coletivo é apoiar e ampliar o funcionamento dos nossos projetos autogestionários (aquisição e conserto de equipamentos, transporte e logística, compra de materiais, etc), concluir a reforma e manutenção do prédio, ajudar no processo de conquista definitiva do nosso espaço e apoiar a realização de novos projetos e para o Centro Popular George Américo. Para isso contamos com a solidariedade de todos e todas que apoiam a organização autogestionária, as lutas do povo e o enfrentamento ao racismo estrutural, a educação e a cultura popular, a partir de uma lógica anticapitalista e anticolonial, como forma de contribuir para a emancipação do nosso povo.
As contribuições solidárias podem ser feitas mensalmente ou pontualmente (apenas 1 mês), com valores variando entre 10 e 500 reais, com recompensas de materiais produzidos de forma cooperativa pela Casa da Resistência. Resista, você também!
>> Vídeo promocional da campanha:
https://www.youtube.com/watch?v=PpgxNuPS4_Y
>> Clique aqui para apoiar a campanha:
https://apoia.se/casadaresistencia
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
na noite, o vento
vindo cheiroso de ver
madressilvas.
Alaor Chaves
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!