Prólogo de Carlos Taibo | Introdução de Frank Mintz
O presente texto analisa a vida e a obra de Piotr A. Kropotkin em seus anos finais. O grande filho da Rússia, tal e como o qualificou Emma Goldman, teve uma presença fundamental no desenvolvimento do pensamento anarquista tanto na Rússia como em outros lugares.
Sua imponente obra não se livrou das controvertidas posturas e análises que o velho anarquista realizou sobre a Primeira Guerra Mundial ou sobre as revoluções russas.
O outono de Kropotkin nos aproxima dos momentos finais de sua vida nos quais reflete sobre o papel do anarquismo na revolução russa e a essa época tão emocionante como vertiginosa.
Uma oportunidade de visualizar os círculos libertários do exílio russo e a evolução do ideário do anarquista desde 1905 até a sua morte em 1921 na localidade de Dmitrov.
El otoño de Kropotkin. Entre guerras y revoluciones (1905-1921)
LaMalatesta Editorial, 2018
215 pp ; 20,5 x 12,5 cm
ISBN: 978-84-947856-1-0
10.00€
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
parecem ter frio
as andorinhas lá fora
todas juntinhas…
Luiz Gustavo Pires
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…