O capitalismo, como Karl Marx explicou, é um modo de produção, um sistema complexo no qual a estrutura ou base material onde as forças produtivas e as relações sociais de produção estão localizadas são dialeticamente articuladas. A superestrutura jurídica, política e ideológica é erguida sobre a estrutura. A superestrutura é o correlato da estrutura, isto é, em sociedades desiguais é uma falácia afirmar que a lei é igual para todos. As leis são feitas pelos poderosos para garantir seus privilégios e dominação.
Mikhail Bakunin, teorizou sobre o Estado e seu papel explicitamente repressivo contra todas aquelas pessoas que questionam, com suas ações e ideias, a ordem opressora e saqueadora que o capitalismo implica.
Na terça-feira, 11 de setembro, forças de seguranças do governo argentino transferiram desde a Patagônia o Lonko Mapuche Facundo Jones Huala para extraditá-lo no Chile.
Contrariando a Constituição Nacional o governo do Estado argentino deixou claro que a chamada Carta Magna é letra morta. Facundo Jones Huala foi julgado uma segunda vez pela mesma razão e agora deportado.
O estado de emergência é o que está em plena vigência e que se observe com atenção os níveis de brutalidade estatal contra aqueles que lutam pela Terra e contra o capital. Os gatilhos fáceis [é como os argentinos chamam os crimes praticados pelas forças policiais].
Nesta situação, como em muitas outras, a indiferença é cumplicidade.
Nós não podemos e não devemos ficar em silêncio.
Carlos A. Solero
Desde a região argentina
Quarta-feira, 12 de setembro de 2018
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
A chama da vela
Imóvel, arredondada
— Retiro de inverno.
Yaha
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!