Desde a Assembleia Contra o Racismo e a Discriminação da Cantabria denunciamos publicamente a quinta edição das jornadas “Galerna” que a associação fascista Alfonso I vai celebrar em Santander. Este ano, assim como no ano passado, acompanharão suas jornadas com uma manifestação.
Como antifascistas não devemos nem podemos consentir que sua mensagem de ódio fique sem resposta.
Alfonso I pode tratar de disfarçar-se de associação cultural, mas não pode ocultar por muito que o tentem que são uma associação fascista. Difundem mensagens xenófobas, ultranacionalistas, sexistas e homofóbicas; a maioria de seus membros procedem de organizações ultradireitistas como Democracia Nacional ou Falange (incluído seu líder, Sinforiano Bezanilla); em suas redes sociais homenageiam fascistas e a División Azul; tem como referências Ramiro Ledesma ou o nazi Pedro Varela; mantém estreitas relações com associações fascistas de outras cidades da Espanha ou da Europa… Ainda que a mona se vista de seda continua mona.
Se vendem como uma associação que ajuda pessoas com problemas econômicos, condenadas pela crise e abandonadas por parte do Estado, mas só ajudam a espanhóis, fazendo uma divisão entre população de origem nacional e população imigrante, à qual culpam de males como a greve, a precariedade, a pobreza o o mal funcionamento dos serviços públicos. Seu discurso divide os verdadeiramente abandonados pelo sistema capitalista, a classe obreira e os setores populares independentemente de sua nacionalidade, e desviam a culpa dos autênticos responsáveis, os poderes políticos e econômicos. Se convertem assim em uma ferramenta deste sistema que dizem criticar para dividir, enfrentar e desorganizar os verdadeiramente explorados pela barbárie capitalista.
Por todo o exposto anteriormente, desde a Assembleia Contra o Racismo e a Discriminação da Cantabria exigimos que o hotel Palacio del Mar, o local escolhido este ano por esta associação fascista para celebrar suas conferências, cancele o ato. Não podemos permitir que nenhum hotel da Cantabria acolha atos de associações que promovem o ódio com ideias xenófobas, racistas e discriminatórias.
Também fazemos um chamado a pessoas e coletivos para que tomem partido ativamente pressionando este hotel através de comentários em TripAdvisor e, assim como, assinar a petição que foi criada em Change.org. https://chn.ge/2x6kDSm
Também, convidamos a todas as pessoas que creem em uma sociedade baseada na convivência, na tolerância e na justiça social a participar na manifestação convocada para o próximo 29 de setembro às 17h00 desde Cuatro Caminos à Prefeitura de Santander para mostrar nosso rechaço a este tipo de atos que não cabem na Cantabria.
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
O grito do faisão –
Que saudade imensa
De meu pai e minha mãe.
Matsuo Bashô
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!