Queridas Usuárias do Riseup:
Estive pensando sobre os incêndios, metafóricos e reais, que deixaram muitas de nós feridas, cheias de raiva, e cansadas nesse ano que passou. Estive pensando bastante sobre cogumelos e as estruturas de suas raízes que permitem a comunicação subterrânea entre as plantas, e em quão vital essa comunicação é para os ecossistemas. Então, antes de tudo, da parte de todas aqui no Riseup, estamos lhes enviando amor, solidariedade, e a lembrança de que estamos todas conectadas umas às outras, mesmo que nem sempre de forma aparente. Continue trabalhando, batalhando, sonhando e em movimento, e nós faremos o mesmo.
Esse email é o primeiro de vários, parte da campanha de arrecadação de outono do Riseup, onde cada doação carrega outras usuárias do Riseup com você. Nós não existiríamos sem vocês, então por favor doe se você tiver condições. Pode ser uma doação recorrente de $10, um dólar, ou dezenas de milhares de dólares. Tudo ajuda. Todo dólar é bem utilizado por nosso pequeno coletivo, e gostaríamos de continuar fazendo o nosso trabalho porque há uma guerra sendo travada pela nossa comunicação.
Um lado dessa guerra deseja o controle, assim pode vigiar tudo o que você diz e faz online e lucrar com isso. Querem vender coisas pra você, mas também querem usar seus dados em entrevistas de emprego, seguros e garantia da lei e da ordem. E enquanto fazem isso querem que vocês se sintam empoderados e entretidos pelo processo de transformar sua vida num fluxo de informações mercantilizadas.
O outro lado quer autonomia digital, e luta contra o estado de vigilância, os monopólios da internet e aqueles que lucram com os dados. Algumas dessas batalhas acontecem nos tribunais, outras no mundo da política. E então há o que o Riseup faz: nós travamos uma resistência direta e local, criando e usando tecnologias que vêm com liberdade e a auto-determinação integradas.
Todas vocês, ao usar o Riseup, são parte da resistência que se levanta e diz não à espionagem e à especulação. Nós acreditamos, do fundo de nossos corações, que se não existirem formas seguras e privadas de comunicação, e se existirem pessoas que ativamente usam e apoiam a criação dessas tecnologias, nosso direito de nos comunicarmos livremente online irá desaparecer.
Entretanto, toda essa liberdade vem com um desafio. Já que não lucramos com vocês, dependemos de doações para existir e para manter nossa capacidade de construir as infraestruturas que fazem um outro mundo possível. Constantemente, durante os últimos dezoito anos, muitas de vocês levantaram as mãos e disseram “isso significa algo para mim, vou colaborar com o que for possível para fazer com que o Riseup continue existindo”. Muito obrigado, muito obrigado um milhão de vezes. Só estamos aqui ainda por causa de vocês.
Mais uma vez, estamos pedindo para que você contribua e mantenha o Riseup funcionando. Por favor, faça o que for possível, não importa a quantia. Esse ano também temos uma rifa com prêmios fabulosos! Todas as pessoas que doarem estarão concorrendo.
E já que estamos pedindo por sua ajuda, e acima de tudo buscamos apoio mútuo e ajudar umas às outras, também gostaríamos de anunciar a boa notícia que estamos aumentando a quota de email de todo mundo, para que todas vocês tenham mais espaço para mandarem cartas de amor de um tipo ou de outro universo a fora. Não há necessidade de fazer nada, a nova quota vai aparecer na sua caixa de entrada, em breve.
With Love and Hope,
The Riseup Collective
agência de notícias anarquistas-ana
O coração da aranha
se desfaz em geometria
de seda e mandala.
Yeda Prates Bernis
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!